A formação logística fornece os conhecimentos básicos para as operações diárias do armazém

Formação em logística: preparando os futuros profissionais da cadeia de abastecimento

09 abr 2024

A formação em logística é o primeiro passo para as pessoas que desejam desenvolver-se nessa vasta área de conhecimento. Estudar logística permite que os futuros profissionais do setor compreendam os vários processos que compõem a cadeia de abastecimento, desde a planificação da produção até o controlo do stock e a distribuição da mercadoria.

Por que estudar logística? Porque a cadeia de abastecimento é um dos principais pilares para o correto desenvolvimento da atividade de qualquer empresa. As mudanças no mercado, tal como a globalização do comércio ou a expansão do e-commerce, aumentaram a complexidade dos processos logísticos.

Considerando que os profissionais do setor desempenham um papel decisivo na economia moderna, a formação em logística é uma opção que cada vez abre mais portas a estes profissionais. Com uma preparação adequada, os futuros profissionais do setor podem adquirir os conhecimentos e habilidades precisos para otimizar as operações da cadeia de abastecimento e atender às necessidades dos clientes.

Com a formação em logística, os estudantes aprendem a enfrentar situações reais que encontrarão nos seus futuros postos de trabalho
Com a formação em logística, os estudantes aprendem a enfrentar situações reais que encontrarão nos futuros postos de trabalho

Formação em logística para cada perfil profissional

A formação em logística varia em função do perfil profissional. Dependendo do cargo que ocupem num armazém e das tarefas que realizem, os profissionais da logística devem ter conhecimentos específicos. Por exemplo, os responsáveis pelo armazém precisam ser capazes de interpretar dados e estatísticas para tomar decisões estratégicas.

Chefe de armazém

O chefe de armazém é a pessoa responsável por supervisionar tudo o que ocorre no armazém. O dia a dia consiste em coordenar as tarefas de abastecimento, armazenamento e distribuição da mercadoria. Entre as várias prioridades estão a otimização do espaço do armazém e dos recursos.

As pessoas que ocupam esse cargo costumam ter um diploma de ensino superior em logística e transporte, além de experiência a trabalhar num armazém. Também devem ser capazes de interpretar estatísticas e dados para monitorar as atividades do armazém.

Supply Chain Manager

O supply chain manager é o perfil profissional que coordena e planifica todas as operações relacionadas à cadeia de abastecimento da empresa, desde o relacionamento com os fornecedores até às rotas de transporte para garantir que os produtos cheguem aos pontos de venda e ao cliente final.

Trata-se de um cargo com um perfil multidisciplinar, porque dirige todos os processos que compõem a cadeia de abastecimento. Para tal, as pessoas que desejam ter acesso a esse posto de trabalho costumam ter formação universitária, pós-graduação e cursos especializados em supply chain management (SCM).

Com uma formação especializada, os profissionais da logística podem obter as competências necessárias para liderar as equipas que gerem a cadeia de abastecimento de uma empresa. Além disso, a formação especializada em logística permite ao futuro supply chain manager desenvolver habilidades de direção e adquirir os conhecimentos tecnológicos necessários para analisar a situação dos processos.

Responsável pela segurança

A pessoa responsável pela segurança dos equipamentos de armazenamento, mais conhecida como PRSES, encarrega-se de verificar periodicamente as condições dos sistemas de armazenagem do armazém.

Na União Europeia, a norma EN 15635 estabelece que qualquer armazém deve contar com um responsável pela segurança que se encarregue de comprovar se os equipamentos de armazenamento estão em boas condições e se os métodos de trabalho dos operadores são seguros.

A pessoa designada para desempenhar essa função deve ter recebida formação específico acerca do uso correto dos sistemas de armazenagem e dos possíveis riscos. Também deve contar com os conhecimentos pertinentes para fazer uma auditoria interna periódica, ou seja, uma inspeção visual exaustiva de todas as partes que compõem uma estante.

O PRSES valida as boas condições dos sistemas de armazenagem
O PRSES valida as boas condições dos sistemas de armazenagem

Auxiliar de armazém

O auxiliar de armazém é o trabalhador que executa as diferentes operações manuais que ocorrem num armazém, desde o recebimento da mercadoria até a preparação de pedidos e a sua expedição, entre outras tarefas.

Para que o auxiliar de armazém esteja preparado para completar qualquer tarefa, é recomendável fazer um curso de especialização e obter um diploma de auxiliar de armazém. Esse tipo de especialização fornece tanto os conhecimentos básicos para conseguir uma correta organização do armazém quanto as medidas preventivas essenciais do posto de trabalho.

Durante o seu dia de trabalho, é habitual que um auxiliar de armazém tenha que lidar com diferentes tipos de empilhadores elevatórios (retráteis, contrabalançadas ou recolhe-pedidos, entre outros). Para tal, deve contar com um certificado (por exemplo, a habilitação de operador de empilhador) que garanta que o auxiliar de armazém tem todos os conhecimentos necessários para manipular uma dessas máquinas.

Institutos e centros de pesquisa

No mundo todo existem prestigiados institutos de pesquisa e formação em logística que cumprem duas funções essenciais: por um lado, dar aulas e preparar os futuros profissionais da logística. Por outro, atuar como laboratório onde especialistas e pesquisadores colaboram com empresas para desenvolver soluções que impulsionem a cadeia de abastecimento.

Um dos institutos de pesquisa mais reconhecidos em âmbito mundial é o Center for Transportation & Logistics, nos Estados Unidos, vinculado ao reconhecido Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT). Criado em 1973 e com mais de 80 pesquisadores no seu quadro de pessoal, o centro desenvolveu uma infinidade de soluções logísticas e ajudou as empresas a aumentar a competitividade dos seus negócios. Recentemente, o diretor desse centro, Yossi Sheffi, concedeu uma entrevista à Mecalux. Nos Estados Unidos também se destaca a Michigan State University, reconhecida pela publicação US News & World Report como líder em formação da cadeia de abastecimento.

Em Espanha está o Zaragoza Logistics Center (ZLC), filiado ao MIT, uma instituição que é uma referência internacional em pesquisa e educação em matéria de logística e gestão da cadeia de abastecimento. Desde 2003, pesquisadores, académicos e alunos do ZLC oferecem os seus conhecimentos para melhorar a indústria e promover a excelência através da inovação.

Na Europa também existem instituições relevantes que oferecem cursos de logística e que, através dos seus conhecimentos, fomentam a inovação na indústria. O ranking do Eduniversal Best Masters destaca universidades presentes em praticamente todos os países: Alemanha (Reutlingen University - ESB Business School), Países Baixos (Rotterdam School of Management), Portugal (Nova School of Business & Economics) ou Reino Unido (WMG, University of Warwick).

Na Europa, segundo o QS World University Ranking da empresa especializada em educação Quacquarelli Symonds, também se destacam as seguintes universidades que oferecem cursos específicos para gerir a cadeia de abastecimento: entre outras, na Bélgica (Antwerp Management School), Espanha (ESIC Business & Marketing School), França (SKEMA Business School) ou Itália (Politecnico di Milano Graduate School of Business).

Na Ásia, um dos centros mais reconhecidos é o Malaysia Institute for Supply Chain Innovation, criado em 2011 como uma iniciativa conjunta entre o MIT e o governo da Malásia. Esse instituto tem três objetivos essenciais: formação de cursos de logística, realizar pesquisas em colaboração com a indústria e favorecer a difusão do conhecimento gerado sobre a cadeia de abastecimento.

A formação em logística varia em função do perfil profissional (auxiliar de armazém, chefe de armazém, supply chain manager ou responsável pela segurança)
A formação em logística varia em função do perfil profissional (auxiliar de armazém, chefe de armazém, supply chain manager ou responsável pela segurança)

Easy Mecalux Education: ferramenta para a formação em logística

Ciente do quão importante é a formação em logística, a Mecalux lançou o Easy Mecalux Education, um programa desenvolvido para mostrar como se instala, configura e opera com um software de gestão de armazém num ambiente real. É uma ferramenta que pode ser utilizada em centros de formação para instruir os futuros gerentes de armazém no uso da tecnologia.

Esse seria o caso do centro de formação Startévo, na França, que implementou o Easy Mecalux Education no seu armazém para ensinar os alunos a desenvolver as suas habilidades a trabalhar com um software de gestão real. Com a ajuda desse programa, os estudantes podem aprender a fazer um controlo preciso de tudo o que ocorre numa instalação logística.

A Mecalux desenvolve soluções para melhorar o desempenho de qualquer armazém e reforçar a formação em logística dos futuros profissionais. Entre em contato connosco para lhe explicarmos a nossa oferta de produtos para centros de formação especializados no setor logístico.