O preparador de pedidos é o encarregado de recolher os produtos que formam um pedido

Preparador de pedidos: em que consiste o trabalho de picker?

23 fev 2023

O preparador de pedidos, conhecido também como picker (em inglês), é o operador encarregado de coletar e agrupar os produtos que formam um pedido. A introdução de novas tecnologias agilizou todos os processos em logística, permitindo que a estação de picking onde o operador trabalha seja abastecida com os produtos necessários. Com ou sem automação, o preparador de pedidos continua desempenhando um papel crucial no armazém.

Neste artigo analisamos seu perfil profissional, qual deve ser seu treinamento, as funções que desempenha dentro da instalação logística e, sobretudo, como sua função evoluiu com o surgimento de técnicas de armazenamento e picking automatizadas.

O que é um preparador de pedidos?

Um preparador de pedidos é um profissional do âmbito da logística cuja principal responsabilidade é coletar todos os produtos que formam um pedido e consolidá-lo para seu envio. No entanto, não só se encarrega de reunir os estoques pertinentes, como também verifica se os produtos não estão danificados, atualiza os estoques caso não se tenha um software de gerenciamento de armazém, etiqueta a mercadoria e transfere o pedido para a área de expedição, entre outras funções.

Em instalações automatizadas, a mercadoria chega ao operador mediante sistemas de transporte automáticos, evitando que se desloque pelo armazém. De fato, a progressiva automação dos armazéns foi especializando os preparadores de pedidos, que hoje em dia costumam ser auxiliados por sistemas de picking semiautomáticos, como o pick-to-light ou o picking por voz, ou os robôs colaborativos que os auxiliam nas tarefas mais repetitivas ou que exijam um maior esforço.

O preparador de pedidos pode utilizar dispositivos de assistência ao picking, tal como o voice-picking
O preparador de pedidos pode utilizar dispositivos de assistência ao picking, tal como o voice-picking

Quais são as funções de um preparador de pedidos?

Cada armazém conta com um planejamento logístico específico, que abrange todas as tarefas dos operadores, assim como do chefe de armazém ou responsável logístico.

As funções mais comuns do preparador de pedidos são:

  • Agrupar o estoque e consolidar o pedido. Após coletar todos os artigos que formam o pedido, o preparador de pedidos é a pessoa encarregada de consolidá-lo.
  • Empacotar e etiquetar o pedido. O picker, que pode utilizar uma estação de trabalho específica para essa tarefa, é o responsável por embalar o pedido e colocar a etiqueta no lugar pertinente.
  • Completar a documentação necessária para fechar e validar o pedido. No picking manual, o preparador de pedidos deve preencher os documentos necessários para registrar que o pedido foi completado. Quando o volume de pedidos cresce, se torna essencial o uso de um software para evitar erros e ineficiências.
  • Reabastecer as localizações de armazenamento. O preparador de pedidos também se encarrega de abastecer de produtos as diferentes localizações onde o estoque é armazenado. Esse processo pode ser realizado de forma manual ou mediante um Sistema de Gerenciamento de Armazém. Nos armazéns automáticos, os sistemas de armazenagem e transporte automatizados se encarregam de agilizar essa tarefa.

Perfil profissional do preparador de pedidos

A preparação de pedidos é uma das atividades mais importantes do armazém, por isso o perfil profissional do preparador de pedidos é requisitado em qualquer tipo de instalação logística onde são preparadas as linhas de pedidos, desde empresas de varejo e supermercados até centros logísticos ou de distribuição.

A função de preparador de pedidos exige um profissional responsável, capaz de se adaptar ao gerenciamento de inúmeras tarefas sem perder a eficiência e a produtividade. Para tal, esses colaboradores são auxiliados em dispositivos tecnológicos que os ajudam a otimizar seus movimentos, tal como os terminais de radiofrequência. Entre suas habilidades, o preparador deve saber utilizar a tecnologia na introdução de dados, seja manualmente, com um leitor de código de barras ou com um terminal de radiofrequência.

Em armazéns manuais onde a unidade de carga principal é o palete, é importante que o preparador de pedidos receba treinamento devidamente acreditado no manuseio de transpaleteiras ou empilhadeiras elevadoras. Por quê? Muitas vezes o picking é realizado em paletes ou os paletes são movidos através de transpaleteiras ou empilhadeiras elevadoras.

O emprego de preparador de pedidos é um perfil profissional em alta, especialmente com a consolidação do comércio eletrônico. Nos armazéns e-commerce os pickers enfrentam um autêntico desafio: com unidades de carga menores, pedidos heterogêneos e exigências de envios em 24 horas, por isso precisam de tecnologia para evitar erros ou demoras nas entregas que poderiam prejudicar a competitividade da empresa.

Receber treinamento sobre o manuseio de transpaleteira ou empilhadeira elevadora pode ser muito importante para um preparador de pedidos
Receber treinamento sobre o manuseio de transpaleteira ou empilhadeira elevadora pode ser muito importante para um preparador de pedidos

Do armazém manual ao 4.0: a evolução do preparador de pedidos

Nos últimos anos surgiram novas tecnologias que mudaram os processos logísticos dentro e fora do armazém. No entanto, os preparadores de pedidos continuam desempenhando um papel fundamental, tanto em instalações manuais quanto em automatizadas.

A tecnologia otimizou as tarefas dos operadores, evitando que se cometam erros decorrentes do gerenciamento manual. O primeiro passo para garantir a máxima produtividade na preparação de pedidos é a implantação de um software de gerenciamento de armazém como o Easy WMS da Mecalux. Esse aplicativo se conecta diretamente tanto aos dispositivos de assistência ao picking, voice-picking e pick-to-light quanto ao terminal de radiofrequência, indicando passo a passo o que o operador deve fazer.

A automação das instalações logísticas, que ocorre através da digitalização de suas operações e a implantação de sistemas de transporte e armazenamento automáticos, revolucionou as tarefas dos preparadores de pedidos. Nos sistemas goods-to-person (‘produto ao homem’ ou ‘produto à pessoa’), a mercadoria chega diretamente ao operador, que dessa forma não precisa percorrer as rotas de picking preestabelecidas. Uma das soluções mais habituais para implementar esse método de trabalho é a instalação de miniloads e transportadores para caixas, que se encarregam de aproximar os produtos das estações de picking ergonômicas onde estão situados os operadores.

Finalmente, a automação dos processos de preparação de pedidos também permite implantar no armazém robôs que auxiliam o operador durante o picking. Essas soluções variam entre robôs móveis (AMR) e robôs pick and place, que melhoram a qualidade do trabalho dos operadores e movem a mercadoria mais pesada a uma maior velocidade aumentando a produtividade na preparação de pedidos.

O transelevador para caixas ou miniload é a solução ideal para agilizar o abastecimento de pedidos em uma estação de picking
O transelevador para caixas ou miniload é a solução ideal para agilizar o abastecimento de pedidos em uma estação de picking

Preparador de pedidos: perfil profissional aliado de novas tecnologias

Os pickers são os operadores responsáveis pela etapa mais custosa no armazém: a preparação de pedidos. A consolidação do e-commerce e dos padrões de devolução gratuita e de entregas em menos de 24 horas obriga as empresas a eliminarem os erros nessa etapa logística para manter sua capacidade. Como? Complementando o trabalho de um preparador de pedidos com um software de gerenciamento de armazém. Trata-se de um aplicativo que guia o operador em suas funções, indicando-lhe constantemente o próximo passo a seguir.

Além disso, a implantação de sistemas automáticos no armazém permitiu maximizar a produtividade dos preparadores de pedidos, pois atualmente já não precisam percorrer os diferentes corredores para coletar os produtos que formam o pedido. Essas soluções automáticas abastecem as estações de picking, o que ajuda a aumentar significativamente a produtividade dos operadores.

Se você estiver interessado em reforçar as tarefas de seus preparadores de pedidos, não hesite em entrar em contato com a Mecalux. Como fornecedores globais de soluções de intralogística, oferecemos um vasto leque de soluções sob medida para atingir a máxima eficiência e produtividade no armazém.