A automação flexível baseia-se na implementação de soluções de armazenagem que se adaptam às demandas dos clientes

A automação flexível do armazém

19 mar 2024

A automação flexível é atualmente um assunto em alta. Por quê? A automação de operações logísticas tende a ser considerada um processo rígido, com pouca margem de flexibilidade. Essa crença não é totalmente verdadeira: a implementação de soluções automáticas num armazém ou fábrica contempla possíveis ampliações e modificações de acordo com as previsões de crescimento de cada cliente.

Neste artigo analisamos a flexibilidade nas soluções logísticas automatizadas e rebatemos a ideia equivocada de que automação significa rigidez.

Por que é importante pensar numa automação flexível?

A flexibilidade é um atributo cada vez mais requisitado em logística. Numa conjuntura onde as novas tendências de consumo, tal como o comércio omnichannel, estão a transformar os processos realizados dentro de um armazém, as soluções de intralogística devem ser flexíveis para se adaptar às mudanças da procura ou rotatividade dos produtos. O encarecimento do solo logístico ou as entregas em curtos espaços de tempo obrigaram certas empresas a encontrar soluções logísticas que combinem automação e flexibilidade.

No entanto, alguns responsáveis de logística ainda relacionam a automação com a rigidez: o que acontece se após a implantação do armazém automático a procura pelos meus produtos mudar? E se ocorrer um crescimento inesperado? O armazém ficará obsoleto?

Antes de executar um projeto de automação, é essencial elaborar um plano de viabilidade incluindo as variáveis fornecidas pelo cliente como o crescimento esperado ou o aumento previsto de referências para os próximos anos.

A flexibilidade num projeto de automação não só passa por soluções de armazenagem e transporte escaláveis, como também precisa de um fornecedor de logística que entenda o negócio de cada cliente, que ouça as suas necessidades, que ofereça uma solução adequada para as suas necessidades e, especialmente, que o acompanhe durante o processo de crescimento.

O layout e implementação de um armazém automático deve incluir soluções modulares que se adaptem às necessidades do cliente
O layout e implementação de um armazém automático deve incluir soluções modulares que se adaptem às necessidades do cliente

Como planificar uma automação flexível do armazém?

Para garantir a flexibilidade e a escalabilidade de um armazém automático é fundamental a fase de desenvolvimento do projeto. Durante essa etapa, o fornecedor de soluções de armazenagem elabora um plano de viabilidade onde são incluídos os sistemas de armazenagem instalados nesse momento no armazém, assim como as perspetivas de crescimento da empresa ou as necessidades do produto, entre outros fatores.

O estudo de viabilidade resume as procuras e necessidades dos clientes em cada área do armazém e as características de armazenamento (unidade de carga, espaço dedicado às estantes e condições ambientais). Esse relatório considera as variáveis estáticas, como a capacidade de armazenamento, assim como as dinâmicas, como os ciclos de trabalho, o número de equipamentos automáticos ou o pessoal que opera na instalação.

O principal valor agregado do estudo de viabilidade é descrever todos os cenários logísticos estabelecidos pelo departamento logístico do cliente e da Mecalux. A partir daí, o projeto define as possíveis soluções tanto convencionais quanto automáticas que melhor se adaptem aos requisitos logísticos. Esse estudo garante a flexibilidade do processo de automação: o plano fornece um conjunto de soluções para ampliar o armazém automático ou redirecionar os fluxos de materiais, caso seja necessário.

A flexibilidade também é um conceito básico quando se pensa na implementação de um software de gestão de armazém numa instalação logística. Easy WMS, o Sistema de Gestão de Armazém da Mecalux, é um programa completamente parametrizável e modular, capaz de se moldar a todas as necessidades do cliente graças à sua ampla gama de funcionalidades avançadas orientadas para a produção (WMS para produção), ao e-commerce (Integração com Marketplaces) ou para reforçar o big data (Supply Chain Analytics), entre outras.

A flexibilidade na automação de processos logísticos é proporcionada pelo fornecedor de soluções de intralogística, cuja missão é acompanhar o cliente durante o seu crescimento, oferecendo-lhe sempre novas soluções que se adaptem às suas operações.

As soluções automáticas do armazém da Intersurgical na Lituânia permitiram enfrentar um aumento de 50% no fluxo de mercadorias
As soluções automáticas do armazém da Intersurgical na Lituânia permitiram enfrentar um aumento de 50% no fluxo de mercadorias

Automação e flexibilidade: exemplos práticos

A Mecalux conta com uma vasta experiência projetando e implantando armazéns automáticos que aliam soluções robotizadas de armazenamento e transporte com um Sistema de Gestão de Armazéns que se encarrega da gestão das operações. Eis aqui três exemplos práticos de como nossa empresa propõe soluções flexíveis que permitem acompanhar o crescimento de nossos clientes:

  • Intersurgical (Lituânia): as soluções automáticas da Mecalux permitiram que a Intersurgical aumentasse em 50% o fluxo de mercadorias durante a pandemia de Covid-19. O armazém dessa empresa, localizada na cidade de Pabradė, sofreu um crescimento no volume de trabalho que foi resolvido graças a uma logística flexível e automatizada.
  • Porcelanosa Grupo (Espanha): a ampliação do armazém automático da Venis (Grupo Porcelanosa), ao qual foram acrescentados mais cinco corredores, é a colaboração mais recente entre ambas as empresas. A Porcelanosa confiou à Mecalux a extensão do seu armazém, motivada por uma variação do tamanho das unidades de carga. Essa flexibilidade é um dos segredos da frutífera colaboração entre as duas empresas: desde o ano de 2003, a multinacional líder na fabricação de cerâmica automatizou inúmeros centros através da Mecalux (Ceranco ou L’Antic Colonial, entre outros).
  • Verlhac Logistique (França): a flexibilidade não só considera a utilização de soluções modulares, como também a coordenação de inúmeras empresas para otimizar a sua logística. Esse é o caso da Verlhac Logistique e do seu cliente ANL Packaging. A Mecalux projetou um armazém para cada uma dessas firmas para que possam desenvolver a sua atividade lado a lado e otimizar o desempenho de ambas as instalações.

 

Automação a serviço do cliente

A implementação de um armazém automático baseia-se na flexibilidade das soluções de intralogística do fornecedor, que deve entender o negócio de cada cliente, as suas perspetivas de crescimento e as suas necessidades específicas. Por isso é fundamental confiar num fornecedor global, capaz de acompanhar a empresa ao longo do seu crescimento.

A Mecalux tem uma vasta equipe de engenheiros a serviço dos seus clientes. Os seus centros tecnológicos projetarão uma solução adaptada às suas exigências, necessidades e, evidentemente, ao seu crescimento. Se estiver interessado em automatizar os processos do seu armazém, não hesite em entrar em contato connosco: uma equipa de técnicos terá prazer em auxiliar para oferecer uma solução à medida para a sua empresa.