Automatização de armazéns

Mostramos como a automatização do armazém pode melhorar a produtividade logística. Ganhe rapidez, segurança e produtividade no armazém graças aos distintos sistemas automáticos.

  • Indústria 5.0: mais humana, sustentável e resiliente

    Indústria 5.0: mais humana, sustentável e resiliente

    Mecalux

    A indústria 5.0 é um modelo de desenvolvimento industrial mais sustentável e resiliente, onde a tecnologia e o fator humano convivem em harmonia. A Comissão Europeia propôs esse paradigma num relatório realizado com a participação de diferentes organizações de pesquisa e tecnologia.

  • A automação flexível do armazém

    A automação flexível do armazém

    Mecalux

    A automação flexível consiste em elaborar projetos de automação de armazéns baseando-se nas necessidades específicas de cada cliente. Um armazém automático não é implantado para uma conjuntura pontual, mas sim para que possa ir adaptando-se às mudanças como uma variação na rotatividade de stock.

  • Logística inteligente: novas tecnologias para o armazém

    Logística inteligente: novas tecnologias para o armazém

    Mecalux

    A logística inteligente é o processo de adoção de novas tecnologias em todas as operações realizadas no armazém. Essas tecnologias promovem a automação de processos visando o máximo desempenho, eliminando o excesso de custos e garantindo ciclos de trabalho 24/7

  • Robôs de armazém: tecnologia que automatiza a logística

    Robôs de armazém: tecnologia que automatiza a logística

    Mecalux

    Os robôs de armazém são soluções avançadas que visam melhorar o desempenho de qualquer instalação logística. A tecnologia proporciona uma maior velocidade, precisão e segurança para uma ampla gama de operações realizadas nos armazéns, tais como as tarefas de armazenamento ou a preparação de pedidos.

  • Sete tendências logísticas para 2023

    Sete tendências logísticas para 2023

    Mecalux

    Este artigo compila as principais tendências logísticas que marcarão o ano de 2023 para otimizar a cadeia de suprimentos. A flexibilidade logística, a mineração de dados ou o cloud computing são algumas tendências que as empresas utilizarão para maximizar seu serviço logístico.

  • Inovação logística: 5 exemplos reais de empresas

    Inovação logística: 5 exemplos reais de empresas

    Mecalux

    A inovação logística é indispensável para atingir a máxima eficiência possível na cadeia de abastecimento de qualquer empresa. Saiba mais sobre cinco exemplos práticos onde a Mecalux aplicou algumas das soluções logísticas mais inovadoras do mercado.

  • AMR vs. AGV: quais as diferenças e qual é melhor?

    AMR vs. AGV: quais as diferenças e qual é melhor?

    Mecalux

    Os AMRs e os AGVs são dois sistemas de transporte automático que dinamizam os trajetos entre duas áreas de um armazém ou fábrica. Enquanto os AGVs se deslocam seguindo uma rota predefinida, os AMRs adaptam constantemente sua rota graças à inteligência artificial.

  • ‘Goods-to-person’: aproximar a mercadoria do operador

    ‘Goods-to-person’: aproximar a mercadoria do operador

    Mecalux

    A preparação de pedidos goods-to-person reduz o fluxo de movimentos dos operadores dentro do armazém e sua intervenção no picking. Essa operação, além de garantir uma maior eficiência do picker, também permite eliminar os erros decorrentes do gerenciamento manual

  • O buffer de armazém, um pulmão para produção e expedições

    O buffer de armazém, um pulmão para produção e expedições

    Mecalux

    O buffer é um espaço destinado ao armazenamento temporário de mercadoria, tais como as matérias-primas para a fabricação de produtos. Trata-se de um pulmão onde são depositados os materiais necessários para um determinado processo (produção, expedição, processamento de pedidos ou kitting).

  • Elevadores de paletes e transportadores verticais no armazém

    Elevadores de paletes e transportadores verticais no armazém

    Mecalux

    Um elevador de paletes é um transportador vertical utilizado no armazém para superar alturas ou conectar circuitos de transporte. Embora constitua um elemento importante de um armazém automático, um elevador também se associa a um modo manual de trabalho.

  • Assim se automatiza um e-commerce

    Assim se automatiza um e-commerce

    Mecalux

    As empresas de comércio eletrónico implementam soluções automáticas para garantir eficiência e produtividade nos seus processos. Neste artigo analisamos como os e-commerce se estão a adaptar aos desafios como a última milha, assim como oferecemos as principais soluções automáticas para esse setor.

  • Armazéns automatizados: somar espaço e reduzir tempo

    Armazéns automatizados: somar espaço e reduzir tempo

    Mecalux

    Os armazéns automatizados são instalações logísticas onde toda a mercadoria é manuseada de forma robotizada. Entre todas as suas vantagens destacam-se a produtividade, a elevada disponibilidade, a absoluta segurança da carga e o inventário permanente graças ao histórico de movimentos.

  • O ciclo combinado dos transelevadores: capacidade ou velocidade?

    O ciclo combinado dos transelevadores: capacidade ou velocidade?

    Mecalux

    Em um ciclo combinado o transelevador coleta o produto na cabeceira do armazém e o transfere para a localização atribuída. Depois, retira outra unidade de carga para levá-la ao transportador de saída ou ao suporte situado no final do corredor do armazém automático.

  • Cobots: robótica colaborativa ao serviço do armazém

    Cobots: robótica colaborativa ao serviço do armazém

    Mecalux

    Os cobots ou robôs colaborativos são robôs criados para interagir num ambiente de trabalho com humanos, visando liberar os trabalhadores das tarefas mais repetitivas, complexas ou perigosas. Mas, qual será o seu impacto nos próximos anos? Analisamos a futura simbiose entre humanos e robôs em logística.

  • As ‘dark stores’ aceleram a logística do supermercado online

    As ‘dark stores’ aceleram a logística do supermercado online

    Mecalux

    As dark stores ou lojas escuras são a resposta dos supermercados às novas tendências de consumo: são grandes armazéns, sem clientes. Essas instalações, orientadas para o picking e envio de pedidos para o cliente final, se consolidaram como uma solução diante de desafios tão complexos como a estratégia omnichannel.

  • Os fabricantes procuram transformar as suas instalações de produção em smart factories

    "Smart factories": esta é a fábrica inteligente do futuro

    Mecalux

    As fábricas de produção procuram tornar-se "smart factories" com a ajuda da automação e digitalização. Quais são as características e vantagens das fábricas inteligentes? Como se relacionam com os armazéns 4.0? Leia e descubra no nosso artigo.