Os KPIs de inventário proporcionam uma compreensão abrangente do stock armazenado na instalação

10 KPIs de estoque que você deve monitorar em seu armazém

16 mar 2023

Um KPI de estoque é um indicador de desempenho orientado para o gerenciamento de estoque no armazém. As instalações que identificam essas métricas podem garantir um controle eficiente do estoque e das entradas e saídas de mercadoria.

Neste artigo analisamos os principais KPIs de estoque que devem ser monitorados em seu armazém, como implementá-los na logística de sua empresa e, sobretudo, como aproveitá-los para melhorar o controle de seu estoque.

O que é um KPI de estoque?

No gerenciamento de estoque, um Indicador-chave de Desempenho (KPI, sigla em inglês de Key Performance Indicator) é uma métrica que ajuda a monitorar o estoque, a entrada e saída de produtos e a disponibilidade de estoque. Essas informações facilitam a tomada de decisão para melhorar o planejamento logístico e o controle de estoque baseando-se no desempenho real do armazém. Um monitoramento correto desses indicadores permite aumentar a produtividade e a eficiência da instalação.

Os KPIs de estoque são extraídos da análise constante de fórmulas e resultados numéricos. Para facilitar as tarefas do responsável logístico, é habitual digitalizar o gerenciamento do armazém com o objetivo de converter esses dados em informação. A implementação de um software de gerenciamento de armazém (WMS) automatiza o despejo de dados relacionados a todas as operações realizadas dentro do armazém, organizando e estruturando as informações para que estas sejam visíveis e úteis para o chefe de armazém.

Monitorar certos KPIs de estoque é indispensável para fazer um controle rigoroso do estoque
Monitorar certos KPIs de estoque é indispensável para fazer um controle rigoroso do estoque

KPI de estoque: 10 indicadores para avaliar a disponibilidade de estoque

Gerenciar a mercadoria armazenada é uma das operações mais complexas da logística. A seguir, avaliamos 10 KPIs de estoque que garantem um controle do estoque mais eficiente e, sobretudo, a disponibilidade da mercadoria a qualquer momento, o que permite atender os pedidos dos clientes.

1. Estoque médio

O estoque médio é o volume médio de estoque armazenado na instalação ao longo de um período de tempo específico, normalmente de um ano. Essa métrica permite que o responsável logístico disponha de informações objetivas sobre a quantidade de estoque médio armazenado na instalação durante o período selecionado.

Estoque médio = (estoque inicial + estoque final) / 2

2. Estoque ideal

O estoque ideal é a quantidade exata de estoque que um armazém necessita para atender a demanda existente sem que ocorra uma quebra de estoque, ou seja, que não seja possível expedir o pedido por falta de estoque. Esse KPI indica o volume de estoque ideal ao chefe de armazém para obter a máxima rentabilidade e reduzir ao mínimo os custos de armazenamento.

Estoque ideal = quantidade adequada de pedido + estoque mínimo + estoque de segurança

3. Contração de estoque

A contração de estoque indica a diferença entre o estoque registrado no programa de estoque e os estoques reais disponíveis no armazém. Esse desajuste pode ser resultante, entre outras razões, de erros na realização do inventário periódico, falhas operacionais ou de manuseio ou devido à existência de produtos danificados.

Contração de estoque = (estoque que deveria haver - estoque que realmente há) / estoque que deveria haver

4. Média de perda de estoque

Este KPI de estoque indica o estoque que se perde ou fica obsoleto no armazém durante um período específico, normalmente um ano. As perdas de estoque podem ocorrer por inúmeras causas, tais como roubos, deterioração da mercadoria ou ações de gerenciamento erradas. Esse valor indica ao responsável como é o gerenciamento do estoque, a eficiência dos operadores ou as condições de armazenamento na instalação, entre outros aspectos.

Perda de estoque = (quantidade não fornecida / quantidade solicitada) x 100

5. Dias de estoque

Os dias de estoque dizem respeito ao tempo em que os produtos permanecem armazenados até serem expedidos. Esse cálculo, que permite analisar os custos de armazenamento de cada artigo, tem um impacto direto na liquidez da empresa: quanto menos tempo o estoque permanecer no armazém, menor será o custo de armazenamento e, portanto, maior a rentabilidade.

Dias de estoque = valor de estoque diário médio / (valor dos bens vendidos anualmente / 365)

A taxa de rotatividade de estoque é um indicador de desempenho fundamental para verificar o status do estoque
A taxa de rotatividade de estoque é um indicador de desempenho fundamental para verificar o status do estoque

6. Taxa de rotatividade de estoque

A rotatividade de estoque, ou giro de estoque, é um indicador que mede a velocidade em que o estoque é reposto em um determinado período de tempo. Dito de outra forma, indica quantas vezes um artigo passou por todo o processo de negócio, ou seja, a venda, a entrega e a cobrança do pedido. Esse indicador ajuda o responsável logístico a atribuir a cada referência um tipo de rotatividade de acordo com o método ABC, onde A é alta rotatividade e C a mais baixa. Essas informações permitem fazer uma classificação mais adequada dos produtos dentro do armazém em função de seu nível de demanda.

Taxa de rotatividade de estoque = valor econômico referências vendidas / valor médio estoques

7. Taxa de retorno de estoque

A taxa de retorno de estoque é um indicador que expressa a porcentagem de pedidos que voltam para a instalação depois de serem vendidos, devido a um erro na entrega ou no processo de preparação de pedidos, entre outras razões. A logística reversa representa um dos grandes desafios logísticos da atualidade, sobretudo por causa da padronização da gratuidade nas devoluções do e-commerce. Uma alta taxa de retorno significa um gerenciamento inadequado dos pedidos, ocasionando um excesso de custo logístico que pode prejudicar a competitividade da empresa.

Taxa de retorno de estoque (%) = (número artigos devolvidos / número artigos vendidos) x 100

8. Sales-through rate (STR)

Conhecida também como taxa de venda direta, essa métrica expressa a porcentagem de estoque vendido em comparação com a quantidade de estoque recebido do fabricante ou fornecedor. Este KPI de estoque, especialmente crítico em um armazém de e-commerce devido à elevada competitividade do setor e suas margens de lucro tão estreitas, costuma ser calculado mensalmente e ajuda a detectar tendências na demanda de pedidos ou alterações na rotatividade de produtos.

Sales-through rate (%) = (quantidade de estoque vendido / quantidade de estoque recebido) x 100

9. Taxa de backorders

A taxa de backorders é o volume de pedidos pendente de entrega porque o armazém não tem o produto disponível fisicamente. Se a taxa de backorders for alta, poderia indicar que a estratégia de gerenciamento de estoque não é adequada. No entanto, há negócios de e-commerce que implementaram o backordering, um método de gerenciamento de estoque que garante a venda antes de ter a mercadoria disponível no armazém.

Taxa de backorders (%) = (número pedidos pendentes / número pedidos totais) x 100

10. Nível de serviço

O nível de serviço é um indicador que estabelece a probabilidade de haver estoque suficiente para satisfazer a demanda de um produto. Uma alta porcentagem de nível de serviço significa que a empresa é capaz de abastecer quase a totalidade da demanda gerada para um determinado produto.

Nível de serviço = [(Nº de artigos vendidos e entregues) / (Nº de artigos vendidos e entregues + Nº de artigos vendidos, mas não entregues)] x 100

WMS, o software que analisa o desempenho do armazém

Um software de gerenciamento de armazém é uma ferramenta fundamental para medir os diferentes KPIs de estoque, uma vez que facilita a compilação e a análise de todos os dados gerados no armazém. A partir dos indicadores de desempenho pré-selecionados anteriormente, essas informações permitem tomar decisões essenciais em relação ao planejamento logístico do estoque.

O Easy WMS, o Sistema de Gerenciamento de Armazém da Mecalux, oferece a funcionalidade avançada Supply Chain Business Intelligence, um módulo que utiliza o Big Data para monitorar e gerenciar as informações geradas ao longo de todos os processos logísticos. Essa ferramenta ajuda a identificar ineficiências e oportunidades de melhoria em etapas como a preparação de pedidos ou o gerenciamento de localizações de produto através do monitoramento de KPIs como os de estoque. Trata-se de um programa que automatiza a compilação de dados como o histórico de backorders, de contração de estoque ou de sales through rate, facilitando as tarefas de análise do responsável pelo armazém.

A funcionalidade avançada do Easy WMS Supply Chain Business Intelligence permite compilar diferentes KPIs de estoque
A funcionalidade avançada do Easy WMS Supply Chain Business Intelligence permite compilar diferentes KPIs de estoque

Compilação de KPI de estoque, primeiro passo para um armazém eficiente

O monitoramento de todos os processos logísticos é fundamental para atingir a máxima eficiência, e o gerenciamento do estoque não é alheio a essa premissa. Por isso, analisar o controle do estoque baseando-se em KPIs de estoque preestabelecidos é a melhor solução para avaliar constantemente o desempenho real do armazém.

Se você estiver interessado em reforçar a logística de seu armazém através da análise dos KPIs de estoque, além de ter um controle absoluto de tudo o que acontece em sua instalação, não hesite em entrar contato conosco. Um assessor especializado indicará a melhor solução para suas necessidades.