A NFT é uma tecnologia que pode ser implementada para melhorar a cadeia de abastecimento das empresas

NFT em logística: como seria sua aplicação?

14 mar 2023

O NFT é uma tecnologia relacionada ao blockchain que tem um grande potencial em logística, uma vez que poderia proporcionar um controle muito mais preciso da rastreabilidade. Os NFTs são documentos digitais que permitem identificar de forma única produtos com proprietários, além de incluir certos detalhes adicionais. Essas informações não podem ser manipuladas, algo que reforça a confiança dos diferentes participantes que intervêm na cadeia de suprimentos.

Trata-se de uma tecnologia que proporciona um histórico completo das diferentes fases pelas quais passaram os produtos, uma informação fundamental para as empresas do setor alimentício.

Mas, o que são exatamente os NFTs? Como podem ser utilizados para melhorar a cadeia de suprimentos? Nesta postagem respondemos a todas essas perguntas.

O que são os NFTs?

Um NFT, siglas em inglês de No Fungible Token (bem não intercambiável), é um documento digital semelhante a um "contrato" que fica registrado graças à tecnologia blockchain. Dessa forma, o NFT goza dos benefícios da cadeia de blocos, uma vez que é de visibilidade pública, e as alterações que forem feitas são salvas e não podem ser modificadas por um terceiro. Segundo o NFT Yearly Report, elaborado pela NonFungible.com com a colaboração do L'Atelier BNP Paribas, o mercado global dos NFTs triplicou seu crescimento em 2020, atingindo um valor total de mais de 250 milhões de dólares.

O que torna o NFT realmente especial é o fato de ser non fungible. Isso significa que é insubstituível, ao contrário, por exemplo, de uma bitcoin ou do dinheiro em circulação. Não existem dois NFT iguais, ao contrário de uma moeda, que pode ser substituída por outra sem que isso afete seu valor. Os NFTs, ao contrário das criptomoedas, não foram criados para serem utilizados como forma de pagamento, mas sim para certificar quem é o proprietário de certos bens que, nos primeiros usos, foram majoritariamente digitais. Isso fica anotado no blockchain (no caso dos NFTs, essa rede foi desenvolvida pela empresa Ethereum), garantindo que esses contratos sejam imutáveis e públicos (todos sabem quem e o que possui).

Qualquer pessoa que deseje pode ter acesso aos dados cifrados do NFT, uma vez que a rede não está centralizada, mas apenas o proprietário desse NFT pode destruí-lo ou transferir a titularidade para outra pessoa. Um NFT pode identificar de forma única desde uma fotografia até uma obra de arte, passando, inclusive, por um simples tweet. É o caso do fundador do Twitter, Jack Dorsey, que vendeu como NFT o primeiro tweet da história por um valor total de 2,9 milhões de dólares.

A tecnologia NFT proporciona uma rastreabilidade absoluta dos produtos
A tecnologia NFT proporciona uma rastreabilidade absoluta dos produtos

Usos dos NFTs na cadeia de suprimentos

O NFT é uma tecnologia em fase experimental e suas aplicações concretas na indústria ainda estão sendo exploradas. No entanto, já começaram a aparecer algumas soluções de NFT destinadas à logística e à cadeia de suprimentos. Uma importante contribuição dessa tecnologia ao supply chain está relacionada à rastreabilidade e ao rastreamento de um determinado produto.

Graças aos NFTs pudemos conhecer os metadatos de certos produtos, por exemplo, seu responsável atual, onde estão localizados e certas características como o peso, tamanho ou certificações. Essas informações são atualizadas no NFT, que é armazenado na rede de blockchain, à medida que o produto se move na cadeia de suprimentos. Quando a mercadoria chega ao seu destino, pode ser acessado um histórico detalhado e confiável de todo o percurso pelo qual o produto passou, desde sua origem até o momento em que foi entregue.

Poderíamos resumir as vantagens que os NFTs proporcionariam à logística da seguinte forma:

  • Segurança. A transferência de informação entre os diferentes agentes que participam da cadeia de suprimentos é altamente segura. Os dados de um NFT são armazenados na rede de blockchain mediante um contrato inteligente (smart contract), portanto as informações inseridas não podem ser destruídas, eliminadas ou replicadas sem autorização. Tudo fica registrado em cada um dos nodos que formam a rede.
  • Rastreabilidade. Quando se trabalha com alimentos, produtos farmacêuticos e/ou químicos, assim como produtos perecíveis, é importante saber por quais processos logísticos e de fabricação eles passaram, onde estiveram e durante quanto tempo. Com a tecnologia dos NFTs a transparência é total, permitindo que qualquer pessoa tenha uma completa rastreabilidade do produto em tempo real.
  • Responsabilidade. Quem é o responsável pela mercadoria nas diferentes etapas da cadeia de suprimentos? Graças aos NFTs podemos saber quem é o responsável por um bem em cada etapa. Além disso, para poder enviar um NFT ambas as partes devem chegar a um acordo de responsabilidade. Ou seja, o NFT não pode ser enviado se a contraparte não concordar em recebê-lo, assim como não entregará os bens se o responsável não tiver recebido os NFTs.

De modo geral, a principal vantagem proporcionada pela tecnologia NFT na logística está relacionada à segurança, agilidade e transparência no momento de consultar e transferir todas as informações referentes a um determinado produto.

Maior segurança e rastreabilidade

Atualmente, o NFT é uma tecnologia jovem e com um grande potencial de crescimento. Da mesma forma que ocorreu com a bitcoin, uma das criptomoedas mais utilizadas, o NFT penetrou na era da transformação digital com força e o interesse por ele é crescente. Mas ainda será preciso esperar um pouco para ver se finalmente os tokens NFT são integrados com normalidade no mundo físico da logística.

Se você quiser dar mais um passo na transformação digital de suas instalações e de seus processos, a Mecalux conta com uma equipe de profissionais preparados para implementar a tecnologia que sua empresa necessita para cumprir os padrões da Indústria 4.0. Entre em contato com nossa equipe de especialistas para que possamos ajudá-lo.