O DIRETÓRIO INDUSTRIAL
Contacte diretamente com as empresas

BA utiliza sistema avançado de impressão e aplicação de etiquetas em paletes

  • 21/01/2011, Lisboa

  • A BA Vidro, S.A. é uma empresa que desenvolve, produz e comercializa embalagens de vidro para a indústria alimentar, bebidas, cosmética e farmacêutica.
  • Empresa: Burótica, Lda.

 

Peça informação e/ou orçamento

 

Não foi possível enviar a informação devido a um erroNão foi possível enviar parte da informação.
Por favor, tente de novo
Por favor, tente de novo

Actualmente possui um total de 5 fábricas, cerca de 1.300 colaboradores, produzindo anualmente cerca de 4 biliões de embalagens - garrafas, boiões e frascos.

A BA tem estruturadas as unidades fabris - em dimensão, tecnologia e equipamentos auxiliares - e especializadas linhas de produção de forma a satisfazer as diferentes necessidades de embalagens.

Todas as fábricas estão equipadas com as mais modernas máquinas de inspecção automáticas quer verificam a 100% os produtos em linha, assegurando a conformidade das suas características físicas e dimensionais.

O resultado deste esforço permitiu à BA ser um fornecedor de referência das principais indústrias de alimentação e bebidas, onde se destaca pela elevada qualidade dos seus produtos e pela capacidade de, conjuntamente com os clientes, encontrar soluções inovadoras e flexíveis.

Com a evolução das linhas de enchimento, foi necessário que a BA respondesse à solicitação específica que um cliente que opera na área das bebidas, da necessidade de receber paletes nas suas linhas de enchimento sem qualquer protecção plástica, situação que condicionava a aplicação vez que as mesmas não poderiam ser coladas nas garrafas devido ao risco de contaminação, obrigando à aplicação única e exclusiva nas cintas de sustentação da palete.

Desta forma, na BA o processo de identificação de paletes de garrafas na linha de produção era efectuado por operadores de forma manual durante 24h/dia, através da impressão de etiquetas em cartolina e respectiva colocação nas referidas cintas de sustentação.

Naturalmente, devido ao peso da intervenção manual no processo de identificação da palete, a BA sentiu necessidade de procurar uma nova solução de impressão e aplicação automática, colocando o respectivo desafio à Zetes Burótica.

"A BA já tinha trabalhado com a Zetes Burótica, na implementação de sistemas de aplicação automática de etiquetas e soluções de mobilidade nas fábricas de Avintes e Marinha Grande, ambos com integração em SAP, e fazia todo o sentido consulta-los mais uma vez para este projecto", explicou o Engº António Magalhães, Director de informática da BA.

A solução encontrada resumia-se ao fornecimento de um sistema de impressão e aplicação
integrado com um robô, salvaguardando assim as exigências do cliente. O projecto consistiu na colocação de duas impressoras da gama industrial170 Xi da Zebra, uma para impressão da cartolina destinada à aplicação nas cintas e outra para impressão das etiquetas destinas à aplicação em paletes tradicionais. Quando é impressa a cartolina destinada à cinta, o robô coloca um fio de cola no centro da etiqueta, procura uma cinta na palete e aplica a etiqueta, terminando o processo com a passagem do scanner no código de barras validando desta forma se a etiqueta está bem colocada. A cola a quente utilizada nas etiquetas é do tipo hot melt, com a particularidade de não contaminar as garrafas e de ser de fácil descolagem, não deixando assim qualquer género de resíduo.

A solução inclui um sistema de segurança com barreiras de moting implementado pela Zetes Burótica. Estas barreiras físicas comunicam entre si e detectam, através de infravermelhos, pessoas ou objectos não autorizados na zona de trabalho da etiquetagem, disparando o alarme e bloqueando imediatamente os movimentos do robô. Ao nível da comunicação entre o sistema de impressão automática e do ERP da BA (SAP/ R3), é criada uma ordem de produção (onde é definido o que cada forno vai produzir, as quantidades e sua calendarização), de seguida as máquinas da linha (paletizadora e envolvedora) necessitam de ser configuradas para cada layout de palete (optimização da palete ao nível da robustez e estabilidade). A solução desenvolvida pela Zetes Burótica está interligada ao software de controlo de tracking da linha (multiproduto), recebendo a informação de que palete(produto) se encontra em aproximação à zona de etiquetagem. Como a solução está interligada com o ERP da BA é obtida a informação respeitante ao artigo para impressão da etiqueta, dando início ao ciclo controlado pelo robô, que passa pela colocação de cola na etiqueta, aplicação da etiqueta na cinta e validação através de leitura óptica.

"Ficamos satisfeitos com o sucesso da implementação do sistema de impressão e aplicação. Foi de encontro às nossas expectativas - o de satisfazer os requisitos do nosso cliente", explicou o Engº Javier Teniente. A implementação do projecto foi de cerca de 3 semanas e meia.

"As vantagens foram imediatamente sentidas: a taxa de erro de colagem de etiquetas foi reduzida para zero porcento, a velocidade de colagem aumentou (colocação de duas etiquetas numa palete por minuto), deixou de ser necessário a colagem manual e foram cumpridos os requisitos de não contaminação das garrafas", concluiu o Engº Javier Teniente.

Telefone
Clique aqui para ver telefone
Página web
Visite o site da empresa
E-mail
Enviar E-mail
Morada Edifício Empresarial
Alameda António Sérgio, 7, R/C, Sala F
2795-023  Linda-a-Velha
Lisboa - PORTUGAL
(Clique aqui para ver o mapa)