O DIRETÓRIO INDUSTRIAL
Contacte diretamente com as empresas

Put to Light aumenta a produtividade na operação da Parfois

  • 28/04/2009, Lisboa

  • A Parfois, empresa de capital 100% nacional com sede na zona do grande Porto, comercializa acessórios de moda (bijutaria, malas, acessórios e calçado) através de uma rede de cerca de 170 lojas (incluindo lojas franchisadas).
  • Empresa: Burótica, Lda.

 

Peça informação e/ou orçamento

 

Não foi possível enviar a informação devido a um erroNão foi possível enviar parte da informação.
Por favor, tente de novo
Por favor, tente de novo
A significativa expansão internacional da mesma permitiu atingir o ano passado uma facturação de 25M€. O excelente comportamento das operações no exterior está assente numa cobertura geográfica audaz que vai dos Estados Unidos ao Cazaquistão. Neste momento a Parfois está presente nos seguintes países: Portugal, Espanha, França, Itália, Luxemburgo, Rússia, Ucrânia, Roménia, Letónia, Lituânia, Cazaquistão, Arábia Saudita, Egipto, Jordânia, Dubai, Kuwait, Oman, USA, Angola e Moçambique.

Com o crescimento internacional da PARFOIS, as operações logísticas foram fortemente pressionadas para corresponder a novas exigências em termos de produtividade e nível de serviço. O fluxo e a organização do armazém tiveram de ser redesenhados no sentido de evoluírem de um sistema de separação de mercadoria por loja mais tradicional, para uma nova plataforma solução tecnológica capaz de conferir precisão e eficiência à operação. O “Put to Light (PtL)” foi a solução escolhida essencialmente pela sua simplicidade de utilização, que permitiu simultaneamente minimizar os erros de separação e aumentar a produtividade da operação.

Para a Cadeia de Abastecimento da Parfois, a rapidez e a fiabilidade do stock das lojas são factores críticos de sucesso. Assim, a opção pelo sistema PtL fornecido pela Zetes, surgiu como opção bastante natural, que permitiu ainda uma maior capacidade de resposta a picos de trabalho, pelo facto de quase dispensar formação aos utilizadores finais.

A Parfois optou por trabalhar com a Zetes Burótica, quer pela vasta experiência na implementação de soluções de identificação automática, quer pela experiência prévia em implementações PtL, sendo uma referência no mercado. O novo sistema está totalmente integrado em tempo real com o ERP da empresa, suportado pelo sistema de gestão de base de dados Oracle, com registo contínuo de todos os movimentos efectuados em cada processo.

O sistema PtL é muito simples

Cada posição tem um display que corresponde a uma loja. Após o operador efectuar a leitura do código de barras do artigo a separar, na entrada da zona de separação, acendem-se os displays das lojas com as quantidades dos produtos a satisfazer. O operador vai colocando os diversos artigos na caixa ao longo do processo até finalizar o pedido de separação. Quando um operador verifica que uma caixa está cheia pressiona a tecla de função de ”fim de caixa” no display, sendo impressas a “packing list” dessa caixa e uma etiqueta a ser colocada na próxima caixa a abrir para essa loja.

Esta solução contou com alguns desenvolvimentos adaptado às necessidades da Parfois. Para uma ajuda visual das listas de separação activas foram colocados monitores dentro das zonas de separação. O monitor está dividido em 3 áreas, cada uma indicando o produto e a cor dos displays atribuída. São igualmente visualizados a fotografia do artigo, o código do artigo, o número total de lojas a separar e o número de lojas já separadas (com actualização da progressão na barra inferior). Esta funcionalidade permite que estejam a trabalhar em simultâneo, na mesma zona de separação, 3 operações de separação de artigos diferentes. Após a implementação da solução PtL, houve um acréscimo na produtividade de cerca de 57%. Um dos factores para o seu aumento é o modo intuitivo de operação do sistema, que permite obter níveis excelentes de eficiência, mesmo com operadores menos experientes.

A eficácia do sistema é demonstrada pela redução do nível de erros de separação de 0,8% para 0,1%. Associado ao facto da redução de custos significativa que existiu pela eliminação das listas de separação em papel, calcula-se que o Retorno do Investimento (ROI) será obtido em 15 meses. A Parfois prevê em breve expandir o sistema PtL para dar cobertura ao seu crescimento internacional, garantindo uma maior capacidade de separação para alguns canais de distribuição em momentos de picos de entrega de artigos.
Telefone
Clique aqui para ver telefone
Página web
Visite o site da empresa
E-mail
Enviar E-mail
Morada Edifício Empresarial
Alameda António Sérgio, 7, R/C, Sala F
2795-023  Linda-a-Velha
Lisboa - PORTUGAL
(Clique aqui para ver o mapa)