O DIRETÓRIO INDUSTRIAL
Contacte diretamente com as empresas

Nova escavadora Doosan de 22,5 toneladas só com 2,54 m de largura

  • 25/05/2011, Lavra - Matosinhos

  • A Doosan já tem disponível uma nova escavadora de rastos estreitos: a DX235NLC que pesa 22,5 toneladas, equipada com uma lança monobloco e com 2,54 m de largura.

 

A Doosan já tem disponível uma nova escavadora de rastos estreitos: a DX235NLC que pesa 22,5 toneladas, equipada com uma lança monobloco. Com 2,54 m de largura, a escavadora DX235NLC cumpre as especificações de largura de transporte da normativa de tráfego de alguns países, sem que este facto afecte o rendimento ou a produtividade da máquina. A reduzida largura da escavadora DX235NLC proporciona aos operadores uma maior confiança na hora de trabalhar em espaços reduzidos nos projectos que têm lugar no centro das cidades ou urbanizações.

A DX235NLC oferece uma combinação de características que inclui um grande contrapeso de 4,7 toneladas na versão com lança em monobloco e de 5 toneladas na versão de lança articulada, sapatas reforçadas de 12,5 mm, bem como uma secção reforçada no chassis da frente. A lança e o contrapeso sobredimensionados da DX235NLC oferecem maiores prestações no que diz respeito à elevação, comparativamente com outras escavadoras da categoria de 21 a 24 toneladas.

Com uma capacidade de elevação de 7,3 toneladas e um alcance de 6 m a 3 m de altura, o modelo DX235NLC oferece os melhores valores da sua classe, assim como a capacidade de elevação lateral de 4,55 toneladas e um alcance de 6 m a 3 m de altura. Comparativamente com a versão estreita da DX225LC, a escavadora DX235NLC tem uma lança e cilindros do balde de maior tamanho. Estes elementos proporcionam uma força de arranque do braço de 12,6 toneladas e uma força de arranque do balde de 15,2 toneladas. A capacidade do balde oscila entre os 0,92 e os 1,28 m3.

O motor Doosan turbodiesel de 6 cilindros DL06 Common Rail proporciona uma potência fiável e constante de 110 kW (155 CV) às 1900 rpm e um binário máximo de 667 Nm a 1400 rpm. O sistema EPOS (Sistema Electrónico de Optimização da Potência) realiza um intercâmbio contínuo de informação entre o motor e o sistema hidráulico através de uma linha de comunicação CAN (Rede de Área de Controle). Isto garante a conversão eficiente da potência do motor que gera uma energia hidráulica constante, o que permite controlar a máquina com mais suavidade, obter maior força de escavação e ciclos mais curtos. O controlo electrónico do consumo de combustível optimiza, por sua vez, a combustão e reduz a poluição. O joystick inclui de forma standard uma função hidráulica de aumento de potência que proporciona energia adicional quanto esta é necessária.

Os três modos de funcionamento garantem um bom equilíbrio entre potência e consumo: 85%, 100% da potência do motor e o modo económico, para além do ralenti automático. O ralenti automático, função comum a todas as escavadoras Doosan de gama média e pesada, reduz o consumo de combustível e o ruído, criando um ambiente de trabalho mais confortável. Esta função, que pode ser activada à vontade pelo operador, faz com que o motor gire automaticamente ao ralenti se não se utilizam as funções da escavadora durante quatro segundos. O motor regressa automaticamente ao ajuste do acelerador predefinido quando o operador manipula o joystick ou uma função de deslocamento.

O modelo DX235NLC conta com uma cabina de última geração, com o máximo conforto e precisão para o operador. A cabina do operador oferece detalhes ergonómicos adicionais e uma excelente visibilidade da área envolvente, controlo perfeito e um acesso fácil a todos os componentes para tarefas de manutenção. Uma câmara traseira facilita a visão da zona posterior da máquina. A visibilidade dos rastos também foi melhorada. Optimizou-se a capacidade de leitura dos instrumentos graças a um novo monitor de 7 polegadas TFT LCD a cores, muito fácil de usar.

Tal como as outras escavadoras Doosan, o modelo DX235NLC está desenhado para registar níveis baixos de ruído que para o operador é de 72 dB(A) enquanto que o ruído no exterior é de 103 dB(A). A escavadora DX235NLC mantém a reputação da Doosan quanto ao excelente serviço e baixo custo de manutenção. A maioria das peças da DX235NLC é comum às da escavadora DX225LC. Aumentou-se a potência e a capacidade de refrigeração do motor da DX235NLC com radiadores e bombas independentes que evitam a obstrução do radiador.

A periodicidade de manutenção do motor é de 500 horas. O modelo DX235NLC, como em toda a gama de escavadoras Doosan, oferece intervalos prolongados entre as suas operações de lubrificação. O separador de água e o filtro de óleo do motor estão localizados no compartimento da bomba hidráulica para facilitar o acesso desde o solo.

Telefone
Clique aqui para ver telefone
Página web
Visite o site da empresa
Morada Rua Vilar do Senhor, n.º 461
4455-213  Lavra - Matosinhos
Porto - PORTUGAL
(Clique aqui para ver o mapa)