O DIRETÓRIO INDUSTRIAL
Contacte diretamente com as empresas

21.ª edição dos Masters da Distribuição: Distinguiu figuras e marcas do setor da distribuição e produção

  • 29/06/2012, Lisboa

  • Os Masters da Distribuição foram entregues no dia 26 de Junho, no hotel Tiara Park Atlantic Lisboa, numa cerimónia que reuniu os mais importantes players da distribuição e produção em Portugal.
  • Empresa: IFE Portugal

 

Peça informação e/ou orçamento

 

Não foi possível enviar a informação devido a um erroNão foi possível enviar parte da informação.
Por favor, tente de novo
Por favor, tente de novo

Os Masters da Distribuição foram entregues no dia 26 de Junho, no hotel Tiara Park Atlantic Lisboa, numa cerimónia que reuniu os mais importantes players  da distribuição e produção em Portugal.

Luís Moutinho, CEO da Sonae MC e Rui Miguel Nabeiro, CEO da Delta Cafés foram distinguidos como Figura do Ano da Distribuição e Produção, respectivamente.

Na cerimónia, Luís Moutinho destacou "é com grande orgulho que recebo este prémio, que resulta sobretudo do trabalho de uma grande equipa e também da gestão profissional, que facilita naturalmente os resultados."

Rui Miguel Nabeiro agradeceu a distinção referindo que "este prémio é muito importante no sentido em que nos motiva, tanto a mim como à equipa que trabalha comigo, e vivemos um período em que precisamos de muita motivação!" Acrescentou ainda que  "o reconhecimento não é essencial mas é importante e um prémio destes é obviamente um motivo de orgulho e muita honra para uma marca portuguesa como a nossa, neste ano tão complicado".

As Figuras do Ano foram eleitas após uma análise de dados de vendas, de fidelidade de clientes e do investimento em comunicação feito pelas marcas lideradas pelas respetivas figuras. Os prémios avaliam ainda o contributo pessoal que as figuras tiveram nos respetivos setores. Para a avaliação final foi tido em conta a opinião do Conselho Editorial da revista DISTRIBUIÇÃO HOJE.

No âmbito dos Masters insígnias foram reconhecidos o Continente no Retalho Alimentar, a Fnac no Retalho Não Alimentar e o Recheio nos Grossistas. Para o apuramento dos premiados, as marcas a operar na Distribuição Moderna em Portugal votaram nas diferentes insígnias tendo em atenção os critérios Inovação, Sucesso Comercial, Adequação às Necessidades dos Consumidores e Apoio à Marca.

O Master da Campanha no Ponto de Venda foi atribuído à "Cerelac 75 anos", da Nestlé. Este Master foi escolhido pela direção da POPAI numa parceira com os Masters da Distribuição.

Foram 13 campanhas no ponto de venda que concorreram à avaliação da direção da POPAI tendo em conta diversos critério como a conceção técnica da campanha, a adaptação ao circuito de vendas, a qualidade da produção, originalidade e inovação e estética e design. A campanha "Cerelac- 75" foi lançada no decorrer de 2011 e foi uma campanha de 360º, sendo que no ponto de venda teve uma incidência especial no hipers e super o que contribuiu para um grande envolvimento dos consumidores com a marca.

O projeto Missão Sorriso/Continente venceu o Master de Responsabilidade Social. A escolha foi feita pelo júri desta categoria, composto por: João Paulo Girbal (Centromarca); Ana Isabel Trigo de Morais (APED); Maria João Santos (ISEG); Fernanda Pargana (BCSD Portugal) e João Sá Nogueira (Fundação Infantil Ronald McDonald). O vencedor foi escolhido como o projeto - entre os sete projetos concorrentes - que obteve o maior número de votos de acordo com a sustentabilidade futura do projeto, do envolvimento das partes interessadas, na inovação da mesma e no número de beneficiários, entre outras premissas.

A STEF ganhou o Master Operador Logístico. Esta empresa recolheu a preferência dos diretores de marketing de empresas de distribuição que a elegeram como o Melhor Operador Logístico. O Master Operador Logístico, atribuído anualmente pela revista Distribuição Hoje, foi entregue pela primeira vez no decorrer do Logitrans - Salão Profissional de Logística, Transportes, Mercadorias e Armazém (18 de abril), por ser o "momento mais oportuno do ano" para a atribuição deste reconhecimento, nas palavras de Filipe Gil, diretor editorial e de publicações da IFE.

27 categorias premiadas e Grande Prémio

A votação dos Masters da Distribuição na categoria dos produtos foi feita pelos 10 maiores retalhistas e os 10 maiores grossistas, que deram a conhecer a sua escolha através de um boletim electrónico enviado pela revista Distribuição Hoje (consulte listagem dos vencedores no final).

Foram elegíveis para a edição deste ano dos Masters da Distribuição todos os produtos que se enquadraram nas 27 categorias definidas e que foram comercializados em Portugal, tendo sido lançados ou relançados entre 1 de Novembro de 2010 e 31 de Dezembro de 2011.

Os critérios em análise foram: grau de inovação do produto (composição, embalagem, tecnologia, marketing, posicionamento e relação preço/inovação); sucesso comercial do produto, ou seja, o seu desempenho comercial no período considerado; a adequação às necessidades dos consumidores e, por último, o apoio ao retalhista/grossista.

O produto que obteve a melhor classificação de todos, independentemente da categoria em que se insere, ganha o Grande Prémio. Este ano o grande vencedor foi o Limiano Amanteigado, Fromageries Bel.

A edição de 2012 dos Masters teve o patrocínio da American Express e o co-patrocínio da Centromarca e contou com o apoio da Popai. Os prémios são organizados anualmente pela revista DISTRIBUIÇÃO HOJE e pelo Grupo IFE.

Declarações sobre os Masters da Distribuição 2012:

 "A American Express achou muito interessante apoiar e associar-se a esta iniciativa dos "Masters da Distribuição" esta que é a 21ª edição, onde fomos também patrocinadores. E pelos vistos fizemos bem, porque entregámos os 3 primeiros prémios a comerciantes bastante importantes para a American Express.

Mas para além destes, todos os nossos principais clientes,  da Rede da American Express, estão aqui. É importante salientar que a American Express está a apoiar a associações,  estruturas de apoio e de dinamização de redes de comerciantes. Assim sendo, fez todo o sentido para nós estarmos aqui e enquanto patrocinadores."  Rita Lourenço, Diretora Coordenadora de Cartões do Millennium bcp

"Eventos como este, que reconhecem excelência, sucesso, inovação e boas práticas são sempre importantes e mais ainda em momentos como o que atravessamos, em que diariamente somos bombardeados com más notícias. Eventos como este levantam-nos a moral e fazem-nos olhar em frente com otimismo. Essa é a grande mais-valia deste momento de prémios e reconhecimento e estamos aqui com imenso gosto para dar força àqueles que conseguiram estes reconhecimentos.

Estou muito otimista em relação ao futuro, até porque tristezas não pagam dívidas. Mas não basta estar otimista, é preciso fazer alguma coisa para que o otimismo se concretize. Temos que visualizar soluções para os problemas que temos hoje e encontrar alternativas para as situações que nos colocaram os problemas que temos hoje. É nisso que nos devemos focar no presente e é nestes aspetos que a Centromarca está a tentar colaborar". João Paulo Girbal, Presidente da Centromarca.

"É nestes momentos difíceis que nos devemos juntar todos e distinguir o que são as boas experiências do setor, as marcas que se distinguem e esta colaboração indissociável que existe entre as marcas e o setor da distribuição.

Este evento já acontece há alguns anos, é muito especial também por estar associado a uma publicação de referência, como a revista Distribuição Hoje, que a APED respeita muito e que deseja se mantenha por muitos e bons anos, não só a publicar as notícias do setor mas também a juntar-nos a todos, o que é muito importante." Ana Isabel Trigo Morais, diretora-geral da APED

A lista completa dos vencedores da 21ª Edição dos Masters da Distribuição:

  • Figura do Ano da Produção: Rui Miguel Nabeiro, CEO Delta Cafés
  • Figura do Ano da Distribuição: Luís Moutinho, CEO Sonae MC
  • Operador Logístico: STEF
  • Responsabilidade Social: Missão Sorriso/Continente
  • Campanha Ponto de Venda: 75 anos Cerelac, Nestlé

Categoria Insígnias:

  • Alimentar: Continente
  • Não Alimentar: FNAC
  • Grossista: Recheio

 Categoria Produtos:

  • Grande Prémio: Queijo Limiano Amanteigado, Fromageries Bel
  • Águas: Luso de Fruta, Central de Cervejas
  • Sumos e Refrigerantes: Pleno Suyo Tangerina & Limão - Lactogal
  • Cervejas: Super Bock Classic - Unicer
  • Vinhos: Gazela Sparkling - Sogrape
  • Bebidas Espirituosas: Drambuie 15 anos - Pernod Ricard
  • Leite e Iogurtes: Galão Enriquecido em Cálcio UCAL- Parmalat
  • Cremes culinários e de barrar: Planta com Sabor a manteiga - Unilever
  • Queijos: Limiano Amanteigado - Fromageries Bel
  • Charcutaria: Primor Gama Fios - Carnes Primor
  • Refeições Prontas: Sopas Frescas Knorr - Unilever
  • Congelados: Caixa de Lombos Bacalhau - Unilever
  • Sobremesas e Gelados: Carte D´Or Noite de Estrelas - Unilever
  • Cereais: Chocapic Recheados - Nestlé
  • Produtos Dietéticos: Atkins Barritas - Atkins Iberia
  • Azeites, Óleos e Vinagres: Vinagre de Figo Peninsular - Mendes Gonçalves
  • Batatas Fritas e Snacks: Lays Artesanais Ervas de Provença - PepsiCo
  • Cafés e Misturas: Dolce Gusto Buondi - Nestlé
  • Petfood: Purina One Urinay Care - Nestlé
  • Guardanapos e Rolos de Cozinha: Rolo de Cozinha XXL - Renova
  • Detergente para a Roupa: Persil Color Gel Gold Plus - Henkel
  • Detergente para a Loiça: Sun Turbo Gel All in 1 - Unilever
  • Higiene Oral: Colgate Max White One - Colgate/Palmolive
  • Higiene Corporal: Dove Gel de Banho Deeply Nourishing - Unilever
  • Depilatórios: Taky Gama Ouro - Vileda
  • Fraldas para Bebé: Dodot Activity - Arbora/Ausonia
  • Produtos para Incontinência: Carefree Plus Ultra - Johnson & Johnson
  • Material Escolar: Stabilo Canetas e Lapiseiras Leftright - Tesa Portugal
Telefone
Clique aqui para ver telefone
Página web
Visite o site da empresa
E-mail
Enviar E-mail
Morada Rua Basílio Teles, 35-1º Dtº
1070-020  Lisboa
Lisboa - PORTUGAL
(Clique aqui para ver o mapa)