Este site utiliza cookies próprios e de terceiros para melhorar a experiência e os serviços. Se você continuar navegando, significa que aceita o seu uso. Para mais informações, aceda a nossa Política de Cookies

Os empilhadores que se utilizam em atmosferas potencialmente explosivas devem cumprir exigentes requisitos de segurança. A Linde Material Handling especializou-se neste campo, proporcionando uma ampla gama de produtos antideflagrantes. A última geração de empilhadores retráteis, com uma capacidade de carga de 1,4 a 2,5 toneladas para zonas ATEX 2/22, baseia-se no modelo standard correspondente, o que garante máxima eficiência e segurança.

"À primera vista, muitos utilizadores nem sequer se apercebem de que se trata de uma versão protegida contra explosões", comenta Elke Karnarski, Product Manager de equipamentos antideflagrantes da Linde Material Handling. "E esse é precisamente o nosso objetivo. A comodidade e o funcionamento são idênticos aos do empilhador standard, as diferenças estruturais apenas se tornam evidentes numa inspeção mais detalhada e não têm nenhum impacto no rendimento e na economia".

Assim, nos modelos da Linde protegidos contra explosões, todos os elementos elétricos que possam provocar a formação de faíscas estão protegidos de acordo com a categoria de proteção contra a ignição correspondente. Os componentes mecânicos, como os travões ou os garfos, estão protegidos mediante medidas de desenho adequadas. O controlo eletrónico da temperatura garante que não ocorra nenhum tipo de sobreaquecimento, nem sequer nas condições de funcionamento mais exigentes. O apoia-braços, o assento, o apoia-pés e as peças de plástico são antiestáticos para evitar o risco de faíscas devido à acumulação de carga elétrica. Todas as modificações cumprem com a exigência de que qualquer formação de fontes de ignição deve ser evitada em atmosferas com poeiras, gases, vapores ou névoas combustíveis, como as produzidas nas indústrias químicas ou farmacéuticas, e também na produção de alimentos e bebidas.

Ao mesmo tempo, os novos empilhadores antideflagrantes beneficiam das novas funções e opções da última geração de empilhadores. Entre elas encontram-se a pré-seleção da altura de elevação, o sistema de assistência Controlo Dinâmico de Mastro (DMC), os sistemas de câmaras com monitor a cores e função de ecrã dividido, assim como o sistema de gestão de frotas "connect". Além disso, a nova solução de iluminação "VertiLight" garante melhores condições de trabalho e maior segurança, uma vez que proporciona uma iluminação ampla, uniforme e sem encadeamento da área de trabalho desde o solo até à altura máxima de elevação.

Esta atualizada gama inclui os equipamentos Linde R14 HD até R20 HD, com capacidade de carga de 1,4 a 2,0 toneladas e os empilhadores R20 até R25 EX com uma capacidade de carga de 2,0 e 2,5 toneladas, respetivamente. As versões HD são desenhadas para aplicações especialmente duras e dispõem de um mastro muito robusto com uma maior capacidade de elevação. Isto significa que se podem armazenar cargas mais pesadas a uma maior altura. Todos os empilhadores antideflagrantes da Linde possuem o distintivo CE do fabricante e respeitam as normas EN 1755 e ATEX 2014/34/EU para a regulamentação da prevenção de fontes de ignição.