O DIRETÓRIO INDUSTRIAL
Contacte diretamente com as empresas

Croda recebe a primeira instalação, no Reino Unido, do sistema a jato de tinta da Domino A320i “o sonho de qualquer operador”


 

A primeira instalação, no Reino Unido, da impressora a jato de tinta A320i da Domino, aconteceu na Croda. Esta empresa é um dos maiores fabricantes mundiais de ingredientes naturais para os setores dos cuidados pessoais e saúde, assim como de aditivos de polímeros e lubrificantes. Colocada em funcionamento na fábrica em Hull, a A320i tem desempenhado um papel fundamental na transição da empresa para uma operação totalmente automatizada das suas linhas de produção.

A decisão da Croda em investir na A320i vem no seguimento de uma longa relação de confiança que detém com a Domino e mais especificamente com os seus codificadores A-Series. Em 2006, a empresa iniciou um processo de automatização das suas linhas de embalagem e selecionou um codificador desta gama para imprimir códigos de lote nos sacos de polietileno.

Cinco anos mais tarde e após uma rigorosa avaliação a outros codificadores no mercado, a Croda recorreu uma vez mais à Domino para fornecer uma nova solução de maior automatização das suas linhas de embalamento. A fiabilidade, a qualidade, a facilidade de utilização e a integração perfeita da primeira impressora A-Series foram determinantes na tomada de decisão de investir na mais recente edição desta série: a A320i.

"Um elemento essencial na nossa avaliação e no processo de seleção foi a reação que obtivemos dos nossos operadores e técnicos da linha de produção. Todos eles destacaram a qualidade final, a facilidade de utilização e a fiabilidade do codificador A-Series da Domino," explica Ian Savill, Diretor do Departamento de Engenharia Técnica da Croda em Hull. "Não conseguimos encontrar outro codificador no mercado capaz de oferecer os resultados que procurávamos e, por isso, o mais recente codificador A-Series da Domino, o A320i, verificou-se como uma escolha óbvia."

Ian Savill e a sua equipa trabalharam de perto com os peritos em engenharia da Domino, que prestaram assistência no local durante o processo de instalação, de forma a garantirem uma transição sem falhas e minimizar as interrupções na produção.

"A instalação decorreu de forma extremamente tranquila e a A320i tem vindo a dar provas de ser a solução perfeita para as nossas necessidades," continua Savill. "É fácil de utilizar - não existem sequências complicadas para seguir e possui a vantagem acrescida da auto limpeza, que é o sonho de qualquer operador. Para além disso, graças à capacidade da A320i em alterar códigos de lote de forma simples e rápida, possuímos agora duas linhas de produção direcionadas para a linha de embalagem, o que aumentou ainda mais a nossa eficiência de processamento."

Com a nova tecnologia inteligente i-Tech da Domino, a A320i oferecia tudo que a Croda procurava em termos de eficácia do equipamento e benefícios ambientais, ao mesmo tempo que satisfazia a sua necessidade de produzir códigos fiáveis e variáveis na sua linha de embalagem atual. A A320i consegue imprimir até quatro linhas de texto, números de série e de lote automáticos, bem como relógio em tempo real utilizando menos 90% de tinta e menos 50% de solvente que os modelos anteriores.

Savill conclui, "A A320i da Domino não só poupa uma quantidade considerável de tempo, como também ofereceu poupanças nos custos sem comprometer a qualidade e a fiabilidade. Continuaremos a avaliar e a introduzir melhoramentos nas nossas linhas de produção e de embalamento e por isso acredito que a Domino prosseguirá sendo o nosso parceiro de confiança neste processo."

Por ser subsidiária da Domino em Portugal, a MARQUE TDI comercializa este jato de tinta assim como a globalidade da sua gama. Há quase duas décadas, a MARQUE TDI é líder em codificação, disponibilizando tecnologias únicas, que abrangem a codificação de produtos, embalagens e paletes segundo a norma UCC/EAN128, RFID, software e periféricos.