O DIRETÓRIO INDUSTRIAL
Contacte diretamente com as empresas

Norbert Dentressangle, a primeira transportadora a cumprir a norma Euro VI

  • 28/02/2012, Canelas (Lisboa)

  • A Norbert Dentressangle, operadora logística com presença em todo o mundo, especializada em serviços de transporte, logística e distribuição capilar de mercadorias, adquiriu o primeiro trator que obedece à norma Euro VI.

 

Líder no compromisso ambiental, antecipa-se à norma, que entrará em vigor daqui a dois anos

A Norbert Dentressangle, operadora logística com presença em todo o mundo, especializada em serviços de transporte, logística e distribuição capilar de mercadorias, adquiriu o primeiro trator que obedece à norma Euro VI.

Hervé Montjotin, Diretor-Geral da Divisão de Transporte, na presença de Martial Valente, Diretor de Compras, recebeu, no passado dia 7 de fevereiro, em França, as chaves do novo veículo. Trata-se de um camião da marca Mercedes-Benz equipado com um motor Blue Tec 6, que permite reduzir para metade as emissões de partículas e em 77% as emissões de óxido de nitrogénio.

Desta forma, a Norbert Dentressangle, sempre na vanguarda na luta pela redução do impacto ambiental, passa a ser a primeira transportadora europeia a fazer-se à estrada ao volante de um veículo EURO VI, dois anos antes da entrada em vigor da referida norma.

A norma Euro VI passará a ser de cumprimento obrigatório para todos os veículos pesados a partir de 1 de janeiro de 2014. A Norbert Dentressangle, que dispõe de 8.300 camiões pode orgulhar-se não só de ter a maior frota europeia, mas também a mais limpa, o que se reflete na sua exigente política de renovação de frota regular.

Atualmente, 90% da sua frota própria está em conformidade com as normas Euro IV e Euro V. Além disso, seis dos seus veículos têm motor híbrido.

Com a aquisição deste primeiro veículo Euro VI, uma vez mais, a Norbert Dentressangle vem reforçar a sua responsabilidade para com o Ambiente.

Saiba mais acerca da norma Euro VI

A norma Euro VI marca uma nova etapa na luta contra a poluição em relação à norma Euro V, atualmente em vigor.

O desafio desta nova norma consiste em reduzir as emissões poluentes (-66% de partículas e -77% de emissões de óxido de nitrogénio). A nova versão do motor BlueTec 6 concebida pelo fabricante Mercedes-Benz para a Norbert Dentressangle, vai ao encontro da regulamentação europeia, com observância da norma antipoluição Euro VI, aplicável a partir de 1 de janeiro de 2014 no caso dos veículos novos.

O compromisso da Norbert Dentressangle em questões ambientais

Tendo em conta que a estrada é o modo de transporte de mercadorias mais eficaz, e sê-lo-á durante ainda muito tempo, reduzir o impacto ambiental do transporte consiste, antes de mais, em reduzir o impacto ambiental do camião.

O compromisso da Norbert Dentressangle com a redução do impacto ambiental das suas atividades de transporte data de 2005, nomeadamente com a assinatura de um acordo de colaboração com a ADEME (Agência do Ambiente e do Controlo da Energia) cujo objetivo visava "procurar todos os meios eficazes para reduzir as emissões de gases com efeito de estufa que possam resultar das suas atividades de transporte e de logística, tornando-a, por conseguinte, mais independente no que respeita ao petróleo".

Graças à sua política de renovação regular do seu parque de veículos, a Norbert Dentressangle constitui, neste momento, a frota mais moderna da Europa em que 90% dos seus veículos se conformam às normas Euro IV e V.

Para reduzir as emissões de dióxido de carbono, é necessário diminuir o consumo de combustível. Nesse sentido, a Norbert Dentressangle tem vindo a operar em 3 níveis:

  • Reduzindo o consumo bruto dos seus veículos: graças a um conjunto de iniciativas junto dos seus colaboradores técnicos com vista a melhorar a aerodinâmica, a otimizar a cadeia cinemática, a reduzir a resistência no rolamento e a adotar dispositivos de economia de consumo dos motores (start & go).
  • Reduzindo o consumo de combustível por quantidade de mercadorias transportadas: graças a várias iniciativas que propõem aos clientes soluções técnicas que permitam otimizar a capacidade de carga útil dos veículos, sejam estes reboques com plataforma dupla, cisternas em compósito ou ainda semirreboques em alumínio.

A Norbert Dentressangle trabalha estritamente com os seus clientes em prol da otimização dos seus fluxos e mede as emissões de dióxido de carbono dos transportes que realiza com a calculadora de emissões de CO2 homologada pela BV Certification.

  • Pondo à prova tecnologias alternativas ao motor 100% diesel: até à data, a Norbert Dentressangle já explorou 3 veículos híbridos diesel-elétricos, 2 camiões de pequenas dimensões de 19 toneladas da marca Renault Trucks e 1 camião de 12 toneladas da marca Mercedes.

Motoristas responsáveis, motores de mudança

Para além do desempenho dos seus camiões, os seus motoristas responsáveis são a chave do sucesso da Norbert Dentressangle para que estas novas tecnologias produzam os resultados pretendidos. Sensibilizados ao impacto ambiental da sua atividade, os motoristas Norbert Dentressangle, os quais têm formação em técnicas de condução racional, procuram limitar ao máximo as emissões poluentes dos respetivos camiões.