O DIRETÓRIO INDUSTRIAL
Contacte diretamente com as empresas

SAP compra Sybase

  • 14/05/2010, Lisboa

  • Passo estratégico para acelerar a extensão das soluções SAP® em plataformas móveis, com vista a ajudar as empresas a gerir e a analisar informação e processos de negócio em qualquer dispositivo.
  • Empresa: SAP Portugal

 

A SAP e a Sybase anunciaram que a subsidiária americana da SAP assinou um acordo de fusão definitivo para adquirir a Sybase, numa operação que irá juntar as duas empresas líderes de tecnologia de informação (TI), no sentido de disponibilizarem ao mercado soluções que permitirão às empresas "sem fios" tornarem-se negócios melhor geridos. Como resultado desta transacção, os clientes poderão dispor da actual "explosão" de dados e fornecer informação e conhecimento em tempo real para os consumidores empresariais, onde quer que trabalhem, de modo a que possam tomar decisões mais rápidas e fundamentadas. As empresas beneficiarão de maior produtividade, velocidade e agilidade ao longo do crescimento dos seus negócios. Sob os termos e condições do acordo de fusão, a SAP América fará uma oferta para todas as acções da Sybase, em circulação, pelo valor de 65 dólares por acção, o que representa um valor empresarial de aproximadamente 5.8 mil milhões de dólares.

O preço de aquisição por acção representa um prémio de 44% sob o valor-médio das acções da Sybase em cerca de três meses. A transacção será financiada através do próprio dinheiro da SAP e de um empréstimo de 2.75 mil milhões de euros aprovado pelo Barclays Capital e pelo Deutsche Bank.

O Conselho de Administração da Sybase aprovou por unanimidade a transacção. O fecho da oferta está condicionado à aquisição da maioria das acções ordinárias da Sybase numa base totalmente diluída e pela aprovação por parte das autoridades antitrust competentes.

As duas empresas anunciaram que a Sybase irá operar como uma unidade autónoma sob o nome "Sybase, uma empresa SAP". Os quadros de gestão da Sybase continuarão a gerir o negócio. O Conselho Executivo da SAP planeia propor ao Conselho de Administração a nomeação do presidente e CEO da Sybase para o Conselho Executivo da SAP.

SAP e Sybase vão beneficiar de sinergias

Tanto a SAP como a Sybase beneficiarão de sinergias através das suas linhas de produto e de mercados. A SAP acelerará a extensão das suas soluções em plataformas móveis e impulsionará a concretização da sua visão sobre computação em memória (in-memory computing). Este facto irá estimular a adopção do software da SAP e descobrir um valor de negócio significativo de investimentos existentes de clientes. Além disso, a inovadora plataforma móvel da Sybase permite a ligação de todos os aplicativos e dados (SAP e não-SAP), bem como possibilita o seu funcionamento em dispositivos móveis. A SAP, a Sybase e os seus clientes serão assim capazes de entrar na rede de mensagens da Sybase para chegar a 4 mil milhões de assinantes móveis, através do relacionamento com mais de 850 operadoras no mundo inteiro e chegar aos seus consumidores através de alertas, transacções e promoções nos seus aparelhos móveis.

Para a Sybase, a tecnologia "em memória" da SAP permitirá a melhoria do desempenho das suas capacidades de processamento analítico. A Sybase traz consigo também a experiência complexa em processamento e análise de eventos, construída no sector financeiro, a clientes de outros sectores, mercados e áreas de produto, onde a SAP já tem uma presença complementar e forte. Finalmente, a área de negócio de base de dados da Sybase será reforçada pela tecnologia "em memória" da SAP para disponibilizar capacidades transaccionais e analíticas totalmente integradas. Em simultâneo, a SAP reforçou a sua dedicação à disponibilidade de opções para os clientes, afirmando que continuará o seu compromisso no apoio aos principais fornecedores de bases de dados.

SAP e Sybase juntas são mais fortes

"Com esta operação, a SAP expandirá consideravelmente o mercado que endereça, tornando disponíveis as suas soluções líderes de mercado para centenas de milhões de utilizadores móveis, combinando o melhor software de negócio do mundo com a plataforma de infra-estrutura móvel mundial mais poderosa", afirma Bill McDermott, co-CEO da SAP e membro da Comissão Executiva da SAP. "Esta é uma operação que muda o jogo para os clientes da SAP e da Sybase, ao tornarem-se mais aptos a ligar os seus colaboradores a funcionalidades e informações fundamentais a partir de qualquer lugar, permitindo uma tomada de decisão mais rápida, fundamentada e em tempo real. Com a abordagem da SAP, sempre centrada no cliente, estamos firmes no nosso compromisso de apoiar os clientes da Sybase a melhor gerirem os seus negócios".

A SAP informou que vai dar continuidade aos planos de produto de cada organização, enquanto reforçará e melhorará os produtos que ajudam os clientes a obter valor adicional dos investimentos existentes. A empresa afirma, ainda, que as áreas de desenvolvimento de ambas as empresas permanecerão intactas, com a oportunidade de colaborarem entre si e proporcionarem mais inovação para os clientes.

Com sede em Dublin, na Califórnia, a Sybase oferece uma gama de soluções que visam assegurar que a informação do cliente é gerida e mobilizada, com segurança, para o ponto de acção, incluindo bases de dados empresariais e móveis, middleware, sincronização, software de criptografia e de gestão de dispositivos, bem como serviços de mensagens móveis.

"A fusão da SAP e da Sybase disponibiliza aos utilizadores a opção de executar as suas principais operações a partir de dispositivos móveis, proporcionando todo o poder da mobilidade, incluindo mensagens de interoperabilidade, entrega de conteúdos e serviços de comércio móvel, em todas as empresas e em qualquer localização. Além disso, a inovação em torno do negócio de base de dados da Sybase constrói o caminho para «verdadeiras» análises em tempo real e vai finalmente remover a barreira de uma década entre aplicações de negócio e business intelligence," explicou Jim Hagemann Snabe, co-CEO da SAP e membro da Comissão Executiva da SAP.


Sobre a SAP

A SAP é o fornecedor líder mundial de software de gestão empresarial, que disponibiliza aplicações e serviços que permitem às organizações, de todas as dimensões e sectores de actividade, melhorarem o funcionamento do seu negócio. Com cerca de 97.000 clientes em mais de 120 países, a empresa está cotada em várias bolsas de valores, incluindo a bolsa de Frankfurt e NYSE, com o símbolo "SAP".