O DIRETÓRIO INDUSTRIAL
Contacte diretamente com as empresas

SAP consolida a sua presença no mercado nacional das PME

SAP consolida a sua presença no mercado nacional das PME
  • 21/04/2008, Lisboa

  • Com 98 novos clientes no segmento das pequenas e médias empresas, a SAP em Portugal apresentou um forte crescimento em vendas.
  • Empresa: SAP Portugal

 
Com 98 novos clientes no segmento das pequenas e médias empresas, a SAP em Portugal apresentou um forte crescimento em vendas

A SAP em Portugal acaba de anunciar um crescimento de 28% do seu negócio no segmento das PME, graças à consolidação em 2007 do modelo de vendas iniciado há dois anos, com o objectivo de impulsionar a sua presença nesse segmento. Os bons resultados alcançados foram possíveis com a angariação de 98 novos clientes de pequena e média dimensão e com a celebração de um número total de contratos em 2007 que cresceu 27% face a 2006.

Tendo em conta estes dados, o número total de clientes PME da SAP em Portugal ascende a 1.200 organizações, o que representa cerca de 75% de todos os clientes da empresa em Portugal.

De acordo com Luís Urmal Carrasqueira, Director de Negócio para as PME em Portugal da SAP Ibéria, “Em 2007, a SAP em Portugal voltou a ter um grande êxito no seu objectivo de ajudar as PME a modernizar as suas infra-estruturas e a melhorar a sua vantagem competitiva. Os 98 novos clientes que conseguimos no ano passado são mais uma amostra da boa aceitação que as soluções SAP Business One e SAP Business All-in-One estão a ter no mercado em Portugal”.

Na área das empresas médias, alguns dos novos contratos foram assinados com as empresas: Area, Avicasal, Carpan, Frulact, Grupo DST, Grupo Rangel, Lusotemp, Motivo, Norvia, Quifel Holding, Quimialmel, Rádio Popular, Sopol e Sorgal, entre outras. Enquanto no que respeita às empresas de menor dimensão, alguns dos novos clientes incorporados na carteira da SAP em Portugal foram: Donatos, FAPIL, Fundação Oriente, JF Oliveira, Homes in Heaven, Movelpartes e Movie WAY, entre outras.

Um dos principais impulsionadores dos excelentes resultados obtidos foi o canal de distribuição, que contribuiu com 60% das vendas conseguidas pela unidade de PME da SAP em Portugal.

Como parte do seu modelo de vendas indirectas baseadas na qualidade, a rede de parceiros é constituída por cerca de três dezenas de empresas, tendo sido incorporados nos últimos doze meses seis novos parceiros: três deles integrados no canal de SAP Business One (soluções para pequenas empresas) e os outros no de SAP Business All-in-One (soluções para médias empresas). Os parceiros incorporados na rede da SAP Business One foram ATKS, In-Formar e Seidor. Os novos parceiros da SAP Business All-in-One foram C2B Consulting, NeeaConsulting e ToInovate Consulting.

Na área da formação, a SAP tem vindo a apostar fortemente na formação dos seus parceiros através de cursos de certificação. Além deste reforço na certificação, a empresa tem também privilegiado a capacitação geral dos seus parceiros, através de cursos de vendas e pré-vendas, para que estes estejam dotados das melhores ferramentas para desenvolvimento do negócio SAP. Como corolário desta forte aposta na formação, a SAP desenhou igualmente uma formação específica para novos consultores SAP, quer para a solução SAP Business All-in-One quer para a solução SAP Business One.

Novas oportunidades de venda para o canal
Após a aquisição da Business Objects pela SAP, os canais das duas empresas têm a possibilidade de comercializar três novos pacotes dirigidos às empresas de pequena e média dimensão. Com a nova oferta, as organizações podem aceder a uma solução global que combina a robusta plataforma de processos de negócio com uma oferta de Business Intelligence abrangente e específica para as empresas de média dimensão (SAP Business All-in-One with BusinessObjects Edge Standard), funcionalidades específicas para a realização de relatórios (Crystal Reports Server) e capacidades melhoradas de análise e reporting (BusinessObjects Edge Series).

Outra das novas oportunidades de negócio a que o canal de parceiros da SAP terá acesso é a nova solução SAP Business ByDesign, que chega ao nosso país no final de 2008. Esta solução de software de gestão on-demand, especificamente concebida para servir um novo mercado de empresas de média dimensão, com grandes perspectivas de negócio e de rápido crescimento e que tipicamente nunca investiram neste tipo de soluções empresariais integradas.


Sobre a SAP
A SAP é o fornecedor líder mundial de software empresarial. Actualmente, mais de 46.100 clientes em mais de 120 países usam as aplicações SAP® - desde soluções distintas que respondem às necessidades das pequenas e médias empresas até à oferta de suites para organizações globais. Baseadas na plataforma SAP NetWeaver®, que facilita a inovação do negócio e permite ágeis mudanças empresariais, o software de negócio da SAP ajuda as empresas de todas as dimensões, em todo o mundo, a melhorar as relações com os clientes e a facilitar a colaboração com parceiros, criando eficiências nas cadeias de fornecimento e nas suas operações de negócio. As soluções sectoriais da SAP apoiam os processos de negócio específicos de mais de 25 sectores de actividade, incluindo retalho, saúde, sector público e serviços financeiros. Com presença directa em mais de 50 países, a empresa está cotada em várias bolsas, incluindo a de Frankfurt e a de NYSE, sob o símbolo “SAP.”