O DIRETÓRIO INDUSTRIAL
Contacte diretamente com as empresas

SAP, pelo segundo ano consecutivo, foi considerada pela IDC como Líder no mercado combinado de Aplicações Analíticas e Gestão de Desempenho

  • 07/09/2009, Lisboa

  • A SAP atinge a taxa de crescimento de mercado mais elevada de entre os Cinco Maiores Fornecedores na área de Gestão de Desempenho Financeiro e Gestão de Estratégia.
  • Empresa: SAP Portugal

 

A SAP foi classificada pela IDC como líder de mercado na área das aplicações analíticas e de gestão de desempenho, com base nas receitas das licenças de software e manutenção.

O mercado conjunto de aplicações analíticas e gestão de desempenho engloba as aplicações de Gestão de Desempenho Financeiro e de Gestão de Estratégia (cujas siglas em inglês é FPSM), bem como outras aplicações analíticas, nomeadamente software de análise de gestão do relacionamento com o cliente (CRM), da cadeia de distribuição e de operações de serviço e mão-de-obra. Este mercado, que a SAP designa como Gestão do Desempenho Empresarial (EPM), representa 8,37 mil milhões de US dólares do mercado de software de análise empresarial que totaliza 24,1 mil milhões de US dólares.

O Estudo de Mercado, intitulado "Worldwide Business Analytics Software 2009 - 2013 Forecast and 2008 Vendor Shares", coloca a SAP na posição de liderança no mercado das aplicações analíticas e de gestão de desempenho, com 20,3% de quota de mercado.1

O relatório da IDC mostra ainda que a taxa de crescimento ano após ano neste segmento de mercado foi de 13,9 % para a SAP - mais elevada que a taxa de crescimento dos concorrentes mais próximos, assim como do mercado global, que apresentou um crescimento de 8,9%.

Além disso, a IDC declara no "Worldwide Financial Performance and Strategy Management 2008 Vendor Shares: Market Consolidation Drives Domination" que a SAP detém actualmente 23,7% do mercado de FPSM.2 De acordo com o relatório, a SAP teve um crescimento de mercado ano após ano de 28,4% em FPSM, o que representa o dobro da taxa de crescimento do mercado global de FPSM (12,2%). Em suma, dos cinco fornecedores de topo do mercado de FPSM, a SAP registou o mais rápido crescimento em dois anos consecutivos.

"Os dados IDC apresentados no nosso relatório sobre software de análise empresarial de 2009 mostram que a SAP lidera o mercado combinado de aplicações analíticas e de gestão de desempenho," afirma Dan Vesset, vice-presidente, da Business Analytics Solutions da IDC. "A SAP estrategicamente utilizou as suas aquisições da Business Objects, OutlookSoft e Pilot Software, ao longo dos últimos 18 meses, para o fornecimento de soluções de aplicações de desempenho financeiro e gestão de estratégia junto de clientes de longa data e de novos clientes, o que resultou não só numa posição de liderança, mas também numa taxa de crescimento impressionante."

A validação da liderança da SAP acontece semanas depois da IDC ter classificado a SAP, que engloba as soluções de Business Intelligence (BI) da SAP® BusinessObjectsTM, como o vendedor número um de ferramentas de BI com 20,4% de quota de mercado. O mercado de ferramentas de BI representa 7,8 mil milhões de US dólares do mercado total de software de análise empresarial cujo valor ascende a 24,1 mil milhões de US dólares.3

"A SAP tem conquistado, rapidamente, quota de mercado, através de uma solução de gestão de desempenho empresarial mais moderna, fácil de usar, mais completa funcionalmente e que vai para além da área financeira, abrangendo todas as áreas da organização," afirma Sanjay Poonen, vice-presidente executivo e director geral da SAP BusinessObjects Performance Optimization Applications da SAP. "Com um conjunto convergente de soluções líderes de gestão de desempenho, business intelligence e governo de sociedades, risco e conformidade (GRC), a SAP continua a disponibilizar aos utilizadores empresariais a visão e clareza necessárias para optimização do desempenho empresarial, mesmo considerando o actual clima económico. É com satisfação que verificamos que a IDC, uma das empresas analistas líderes de mercado, valida a nossa liderança no mercado combinado de aplicações analíticas e gestão de desempenho e divulga como as nossas taxas de crescimento revelam o ímpeto de adesão, por parte dos clientes, às soluções de gestão de desempenho empresarial da SAP."


Sobre a SAP

A SAP é o fornecedor líder mundial de software de gestão empresarial, que disponibiliza aplicações e serviços que permitem às organizações, de todas as dimensões e de todos os sectores de actividade, tornarem-se em negócios melhor geridos. Com mais de 89.000 clientes em mais de 120 países, a empresa está cotada em várias bolsas, incluindo a bolsa de Frankfurt e NYSE, com o símbolo "SAP".