O DIRETÓRIO INDUSTRIAL
Contacte diretamente com as empresas

SAP prepara Agência Federal Alemã de Emprego para o futuro

  • 22/01/2009, Lisboa

  • O Maior Organismo Governamental Alemão, equivalente ao Instituto de Emprego e Formação Profissional em Portugal, selecciona SAP para Gerir com maior eficiência os seus Processos de Recursos Humanos e Financeiros
  • Empresa: SAP Portugal

 
À semelhança de projectos que já estão em curso em território nacional, o Maior Organismo Governamental Alemão, equivalente ao Instituto de Emprego e Formação Profissional em Portugal, selecciona SAP para Gerir com maior eficiência os seus Processos de Recursos Humanos e Financeiros.


A SAP AG (NYSE: SAP) acaba de anunciar que a Bundesagentur für Arbeit, a Agência Federal Alemã de Emprego (BA), escolheu a SAP para gerir os seus sistemas de gestão de recursos financeiros e humanos. Após um processo de análise, a BA decidiu substituir as suas aplicações legadas pela aplicação de planeamento de recursos empresariais da SAP, SAP® ERP.

Com mais de 100.000 funcionários em 176 agências e 660 delegações, a BA é o maior organismo público na Alemanha. Com a adopção das soluções SAP, a BA ambiciona melhorar a transparência e criar uma infra-estrutura desde já preparada para o futuro.

“Procuramos um sistema financeiro de confiança para gestão do nosso orçamento de 41 mil milhões de euros, que nos permita alcançar a excelência na gestão ao longo de todo o organismo,” refere Klaus Vitt, CIO, BA. “Escolhemos a SAP devido à abrangência do seu portefólio de soluções e pela arquitectura do seu software já preparado para o futuro.”

Após um alargado concurso europeu para escolha da melhor solução, a BA irá usar o SAP ERP, um componente nuclear do software SAP® Business Suite, para dar suporte ao sistema de contabilidade do organismo público e simplificar a gestão dos seus recursos humanos. As capacidades específicas do sector disponibilizadas pelas soluções SAP cumprem as rigorosas especificações, que são exigidas pelas políticas das administrações públicas.

Este projecto, agora adjudicado na Alemanha, é muito idêntico, em âmbito e abrangência, a projectos que já estão em desenvolvimento em Portugal, como é o caso do projecto RIGORE, que está a ser liderado, na vertente de Tecnologias de Informação, pelo Instituto de Informática do Ministério das Finanças e está subordinado à responsabilidade funcional por parte da Direcção Geral do Orçamento. O objectivo do projecto português, cuja abrangência envolverá toda a Administração Pública Central, responde às especificidades da contabilidade pública nacional, vulgarmente conhecida por POC-P. A solução abrange as fases de planeamento, orçamento, execução e controlo da gestão financeira. A solução, permanentemente adaptada aos requisitos legais portugueses, suportará a gestão patrimonial, contabilidade orçamental, contabilidade geral, contabilidade analítica, gestão financeira (Tesouraria), vendas de bens e prestação de serviços e facturação, aquisições de bens e serviços, gestão de existências em armazém, consolidação, ligação à Tesouraria do Estado e indicadores de desempenho de actividades.

O projecto RIGORE tornará o Estado Português num dos maiores clientes SAP em Portugal e um dos maiores clientes de Sector Público ao nível Mundial. Actualmente, o Tribunal de Contas e as Instituições envolvidas no projecto já estão a utilizar esta solução e a obter os benefícios da mesma.


Sobre a IT-Systemhaus da Agência Federal Alemã de Emprego
Com 1.800 empregados, a IT-Systemhaus disponibiliza à agência Federal Alemã de Emprego (Bundesagentur für Arbeit) mais de 167.000 locais de trabalho em rede. A tecnologia de informação implementada pela agência representa um dos maiores ambientes de TI na Europa e permite as transacções de todos os processos de negócio quer para a Agência Federal Alemã de Emprego quer para as cooperativas de trabalho em toda a Alemanha. O sucesso de todas as direcções administrativas da agência depende directamente da qualidade dos serviços de TI. As aplicações desenvolvidas pelo departamento de TI da agência dão suporte aos processos nucleares da agência, tais como consultoria, colocação de trabalho, formação e pagamento de benefícios em dinheiro.

Sobre a SAP® para o Sector Público
O portefólio de soluções SAP® for Public Sector disponibiliza soluções abrangentes que apoiam as organizações públicas a melhorar e aumentar a eficiência e a transparência dos processos enquanto maximizam os beneficios para os cidadãos. As soluções estão baseadas na plataforma aberta de tecnologia SAP NetWeaver® que dá suporte à integração dos processos de negócio dos organismos e ajuda a optimizar os recursos, aumentando a eficiência e a transparência dos processos e, ainda, disponibilizando suporte aos processos de colaboração entre os organismos da Administração Pública e Entidades privadas.

Sobre a SAP
A SAP é o fornecedor líder mundial de software de gestão empresarial (*), disponibilizando aplicações e serviços que permitem às organizações, de todas as dimensões e de mais de 25 sectores de actividade, tornarem-se em negócios melhor geridos. Com cerca de 76.000 clientes em mais de 120 países, a empresa está cotada em várias bolsas, incluindo a bolsa de Frankfurt e NYSE, com o símbolo “SAP”.