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A empresa francesa FM Logistics realiza teste piloto em parceria com a Toyota em empilhadores com células de combustível

  • 05/05/2015, Vila Nova de Gaia

  • Desde março de 2015 a FM Logistics situada em Neuville aux Bois (França) está a operar com uma frota mista de porta-paletes elétricos em conjunto com uma nova frota de 10 máquinas alimentadas por células de combustível de hidrogénio.

 

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Uma frota piloto de empilhadores retrácteis e porta-paletes elétricos alimentados por célula de combustível começou a funcionar em março de 2015 em Neuville Aux Bois.

Desde março de 2015 a FM Logistics situada em Neuville aux Bois (França) está a operar com uma frota mista de porta-paletes elétricos em conjunto com uma nova frota de 10 máquinas alimentadas por células de combustível de hidrogénio.

Este teste piloto para célula de combustível de hidrogénio é o resultado direto de uma colaboração envolvendo como parceiros a Air Liquide, Hypulsion, Toyota Material Handling, Crown, Diagma e FM Logistics.

Este projeto piloto é apoiado pela ‘European Union Fuel Cell Hydrogen Joint Undertaking' (FCHJU), que incentiva a utilização de hidrogénio e células de combustível como solução para transportes numa sociedade com baixas emissões de carbono.

A FM Logistic é uma empresa líder em logística que opera em 12 países. Com mais de 85.000 m₂, o teste em Neuville decorre em multi-turnos.

As instalações da FM Logistic são típicas em empresas de logística de grandes dimensões que operam com vários turnos, o que significa que procuram melhorar a produtividade na logística sustentável. As células de combustível são uma solução para melhorar a produtividade, quando comparada com operações com bateria, onde se perde tempo a mudar as baterias, no final de cada turno.

Para recarregar as células de combustível são precisos apenas alguns minutos - assim como o reabastecimento de um carro - com combustível suficiente para operar durante 9-10 horas. A utilização de hidrogénio como combustível ajuda a logística sustentável com baixas emissões de carbono.

Este projeto piloto na FM Logistic está em marcha com vista a converter toda a frota em 84 empilhadores alimentados a célula de combustível de hidrogénio, assim que o conceito esteja aprovado. Esta mudança tornará as instalações no primeiro local de logística na Europa a converter na globalidade toda a frota de empilhadores a serem movidos através das células de hidrogénio.

Craig Walby, Diretor de Produto da TMHE acrescenta: Estamos orgulhosos de ter trabalhado neste projeto em conjunto com os nossos parceiros para apoiar o uso efetivo de células de combustível na Europa. Estamos a trabalhar com os nossos parceiros para validar o conceito com a FM Logistic. As células de combustível que usam hidrogénio como combustível alternativo, têm o potencial de melhorar as soluções operacionais dos nossos clientes e de permitirem um futuro com menos emissões de carbono.

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