O DIRETÓRIO INDUSTRIAL
Contacte diretamente com as empresas

Empresa de distribuição de jornais e revistas – AMP, regista visibilidade em tempo real relativamente às entregas noturnas com as soluções de prova de entrega e execução logística da Zetes

  • 15/05/2015, Lisboa

  • A AMP, o principal distribuidor de jornais e revistas belga, implementou um novo sistema de prova de entrega e de recolha da Zetes. O sistema, baseado nas soluções de prova de entrega (POD) ZetesChronos e de execução logística ZetesMedea.
  • Empresa: Burótica, Lda.

 

Peça informação e/ou orçamento

 

Não foi possível enviar a informação devido a um erroNão foi possível enviar parte da informação.
Por favor, tente de novo
Por favor, tente de novo

Para apoiar a sua estratégia de diversificação, incluindo a introdução de um serviço de recolha e entrega de encomendas para parceiros comerciais e consumidores, denominado Kariboo!, a AMP, o principal distribuidor de jornais e revistas belga, implementou um novo sistema de prova de entrega e de recolha da Zetes. O sistema, baseado nas soluções de prova de entrega (POD) ZetesChronos e de execução logística ZetesMedea, oferece total visibilidade relativamente a todos os fluxos de logística entre os centros de distribuição da AMP e milhares de pontos de venda. Permite a execução eficiente de entregas noturnas sem supervisão, simplificando a logística inversa de pilhas e mercadorias por vender.

Os centros de distribuição da AMP estão dispersos por vários locais do país. Todas as semanas, 6 em cada 7 noites, 350 carrinhas carregadas de revistas, jornais e encomendas partem de madrugada para entregar encomendas a milhares de pontos de venda na Bélgica, incluindo agentes de venda de jornais independentes e lojas de venda a retalho. Ao mesmo tempo, os jornais e revistas por vender são recolhidos para serem processados nos centros de distribuição da AMP e devolvidos aos editores.

Total visibilidade relativamente aos fluxos de logística

Por uma questão de transparência, para si própria e para os clientes, a AMP substituiu as operações baseadas em papel por um robusto sistema de monitorização da entrega. Os principais desafios consistiram em respeitar o ciclo operacional extremamente curto e monitorizar as encomendas desde a chegada ao centro de distribuição até ao processo de entrega.

A AMP utiliza 2 soluções de Cadeia de Abastecimento Colaborativa da Zetes: A solução ZetesMedea regista em tempo real todos os movimentos nos centros de distribuição da AMP, tais como as operações de receção de mercadorias e cross-docking, de modo a que o sistema SAP da AMP possa dividir as mercadorias para proceder à entrega de acordo com os melhores itinerários. A solução ZetesChronos otimiza os processos de prova de entrega e de prova de recolha.

Entregas noturnas de acordo com um ciclo operacional de 3 horas

As mercadorias são entregues à AMP durante a noite e as encomendas têm de ser formadas imediatamente para que as primeiras saiam do centro de distribuição em poucos minutos. Os motoristas, equipados com dispositivos móveis, iniciam sessão na aplicação ZetesChronos, verificam as diferentes paragens planeadas no itinerário e carregam as carrinhas em conformidade. Uma vez acionado, o sistema de monitorização localiza os motoristas, para que o back-office disponha de uma descrição geral do progresso dos itinerários e possa gerir alterações de última hora, como por exemplo cancelar uma entrega ou introduzir uma paragem adicional.

A maior parte das entregas ocorre durante a noite em locais onde ninguém está presente para receber as mercadorias. A prova de entrega factual é fornecida através da captura das coordenadas GPS, sendo complementada por uma fotografia em caso de incidente. Os dados são imediatamente direcionados para o sistema central para assegurar a monitorização em tempo real. O back-office sabe sempre que mercadorias entram, saem, como foram expedidas e onde serão entregues. Isso permite à AMP oferecer um nível de serviço elevado de apoio ao cliente, uma vez que o back-office pode informar os clientes em tempo real perante a ocorrência de um problema.

Rolf Vermeulen, Diretor de Operações da AMP declarou: "A implementação da solução de prova de entrega destinava-se originalmente a apoiar a nossa estratégia de diversificação, incluindo o lançamento de um novo serviço de encomendas denominado Kariboo!. Hoje não passamos sem a solução. A Zetes disponibilizou uma solução completa que oferece visibilidade ponta-a-ponta ao longo da cadeia de abastecimento e permite-nos executar recolhas, entregas e logística inversa com maior eficiência."

Telefone
Clique aqui para ver telefone
Página web
Visite o site da empresa
E-mail
Enviar E-mail
Morada Edifício Empresarial
Alameda António Sérgio, 7, R/C, Sala F
2795-023  Linda-a-Velha
Lisboa - PORTUGAL
(Clique aqui para ver o mapa)